Vilmar propõe título de cidadão para médico que idealizou treinamento contra covid-19 reconhecido na

Por Cristiane Lima
07/12/2021 17h06 - Publicado há 2 anos
Wallace é autor do manual de combate à Covid-19 CRM/TO
Arquivo Pessoal / HD

Projeto de lei apresentado nesta terça, 07, na Assembleia Legislativa pelo Deputado Vilmar (Solidariedade) propõe a concessão de título de cidadão tocantinense ao médico Wallace André Pedro da Silva, mentor da criação do curso de Suporte Avançado de Vida na COVID-19 – SAVICOV.

O curso, promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Tocantins – CRM/TO levou capacitação no manejo da COVID-19 em nível multiprofissional aos hospitais do estado, com estações teórico-práticas em manequins, auxiliando no ensino do manejo de vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar-cerebral, ventilação mecânica, paramentação e desparamentação na COVID 19.

Pela qualidade do conteúdo, o curso foi gravado em uma plataforma on-line, dividido em 7 módulos, e disponibilizado de forma gratuita para mais de 4 mil médicos do Brasil, afim de se reduzir a mortalidade causada pela doença em todo território nacional, através da difusão de conhecimentos técnicos neste segmento. “Wallace planta um legado de reconhecimento em nível nacional da excelência médica praticada no estado do Tocantins”, comenta o parlamentar na apresentação do projeto.

O profissional

Wallace nasceu em Brasília – DF, tem 46 anos, é casado e pai de cinco filhos. É formado pela Universidade Gama Filho – UGF, Rio de Janeiro. Possui residência médica e especialização em cardiologia, além de outras especializações cognatas à área.

Profissional comprometido com sua área de atuação, presta relevantes serviços à população Tocantinense deste 2011. Atua como médico voluntário da Secretaria de Estado da Saúde para a capacitação multiprofissional (diretores técnicos e administrativos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, serviços gerais dentre outros profissionais) de mais de 800 servidores da Saúde dos Hospitais Estaduais do Tocantins para o combate à COVID-19.

Com um extenso currículo que perpassa atividades ligadas à docência, gestão, associativismo, atuação pública e privada, publicação de obras nacionais e internacionais, Wallace é fundador da Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Tocantins a da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, regional Tocantins. Também é membro fundador e coordenar de importantes frentes criadas para atender demandas específicas, como UTI e ala COVID de vários hospitais no Estado.