Atendendo à solicitação de Valdemar Júnior, governo do Estado fará diminuição do IPVA para 2022

Por Terciany Lima
22/12/2021 10h29 - Publicado há 2 anos
Valdemar Júnior ao lado do secretário da fazenda Donizeth Aparecido, dando a notícia da redução do I
Ascom Valdemar Júnior / HD

O deputado estadual Valdemar Júnior (MDB) divulgou um vídeo em suas redes sociais, ao lado do secretário da Fazenda, Donizeth Aparecido Silva, onde ambos dão a notícia da redução do IPVA para o ano de 2022.

Valdemar havia solicitado ao governador Wanderlei Barbosa, que não promovesse a atualização da base de cálculo do IPVA para ano de 2022, mais sim, que fizesse uma redução da alíquota, evitando mais um aumento de impostos para os contribuintes tocantinenses, principalmente por conta dos impactos econômicos ocasionados pela pandemia do covid19, e também pela alta dos preços provocada pela inflação que vem prejudicando o bolso do brasileiro.

No vídeo Valdemar Júnior cita em sua fala, a boa notícia da redução do imposto. “Trazemos uma notícia importante para os tocantinenses: 2022 o Tocantins vai ter um IPVA mais barato. Solicitamos isso ao governador Wanderlei e também ao secretário da fazenda. O estudo já está pronto. Medida Provisória com a minuta pronta e novidades para 2022, onde teremos condição de pagar um pouco menos pelo IPVA que hoje estamos pagando”, disse o deputado.

Em seguida, o secretário inteirinho da Fazenda, Donizeth traz os detalhes da redução do imposto durante sua fala no vídeo. “Nesse exercício agora de 2021 para 2022, a novidade é que, em função dessa Medida Provisória que estamos encaminhando a pedido do governador e do deputado. Essa medida que já está pronta e sendo encaminhada ao governador para ser assinada e publicada ainda esse ano, onde a base de cálculo referente ao exercício de 2020 que traz um valor um pouco menor do que os valores que seriam cobrados agora referente a base de cálculo 2021. Então no exercício de 2022 nós estaremos utilizando a mesma base de cálculo do exercício de 2020”, explicou Donizeth.

O reajuste anual do IPVA é realizado com base na tabela da Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que avalia os preços médios dos veículos em setembro do período anterior e o comportamento de taxas de crescimento econômico