“Avanços que garantem dignidade”: Geo comemora sanção do novo PCCR da Educação

Por Yasmin Sobral
28/11/2025 09h38 - Publicado há 1 hora
Júnio Geo celebra a sanção da lei que institui o novo PCCR da educação.
Júnio Geo celebra a sanção da lei que institui o novo PCCR da educação.
Ascom - Professor Júnior Geo / HD

Após anos de luta ao lado dos professores, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) celebra a sanção da lei que institui o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação. O ato foi assinado na manhã desta quinta-feira, 27, pelo governador do Tocantins, Laurez Moreira, durante solenidade no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

“O que está sendo feito com a revisão do PCCR representa uma mudança de vida para muitos professores. Em um intervalo curto de tempo, o governador Laurez Moreira deu andamento ao plano, e isso faz diferença, assim como a prorrogação do concurso da Educação. O novo PCCR conta com muitos avanços que garantem dignidade a esses professores”, pontuou Júnior Geo.

Luta junto à categoria

O novo PCCR dos profissionais da Educação estadual traz avanços concretos para a categoria, como melhorias salariais, revisão periódica da remuneração e outras medidas importantes. Para garantir a valorização dos servidores, Júnior Geo votou a favor da aprovação do plano e apresentou 15 emendas com o objetivo de incluir pontos relevantes reivindicados pela categoria.

“Estou ao lado dos servidores desde o início dessa luta. Ouvi de perto as demandas da categoria e, exercendo meu papel como deputado e professor que entende a realidade desses trabalhadores, apresentei emendas para garantir que o novo PCCR ofereça, de fato, melhorias para a vida dos professores. Ainda há o que avançar, mas já conquistamos um marco histórico”, completou o parlamentar.

Impacto positivo

Durante a solenidade, o governador do Tocantins, Laurez Moreira, destacou os impactos positivos e a relevância do novo PCCR para os professores da rede estadual. “Assinar esse plano de cargos e carreiras dos servidores é motivo de alegria. Sei o quanto é importante fortalecer a educação do nosso estado. Acredito e valorizo cada um dos nossos professores”, afirmou o chefe do Executivo.

Representando os professores de todo o estado, a educadora Adriana de Paula falou sobre a emoção de acompanhar a assinatura do PCCR. “Essa é uma conquista de todos nós. O chão da escola precisa ser valorizado. Estou emocionada e grata por presenciar e aplaudir esse momento. A educação não é feita apenas de prédios ou salas, mas, principalmente, da valorização do ser humano”, destacou.

Novo PCCR

O novo PCCR apresenta a atualização do quadro de vencimentos e da estrutura das carreiras dos educadores, organizando a tabela de acordo com a titulação, garantindo progressão conforme apresentação de títulos de pós-graduações, entre outras medidas. A iniciativa contempla 8.285 professores concursados da rede estadual, sendo 3.685 em estágio probatório e 4,6 mil efetivos estabilizados, além de 6.533 servidores inativos aposentados por paridade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS