Rostos da Transformação:“Ser professor é zelar pelo próximo”, afirma o doutor em Física André Luiz
Natural de Frutal (MG), André Luiz Martins mora em Araguaína há mais de uma década. Doutor em Física, ele define a educação como uma forma de cuidar de pessoas. Sua trajetória representa o objetivo da série: mostrar quem está por trás dos compromissos assumidos e cumpridos pelo parlamentar. Concursado desde 2023, o professor leciona para cerca de 200 alunos do Ensino Médio, além de uma turma do 9º ano, na Escola Estadual José Alves de Assis.
Defensor da educação como ferramenta de transformação social, André reconhece a importância do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação do Tocantins. “Traz um sentimento de valorização. Mostra que valeu a pena todo o tempo de estudo e dedicação à profissão”, afirma.
Desde março de 2023, o deputado estadual Marcus Marcelo atua de forma decisiva na construção do novo plano. Em 2024, foi nomeado membro da comissão responsável pela elaboração do PCCR e, em 2025, acompanhou todas as escutas públicas realizadas com a categoria, além de participar ativamente da consolidação do texto final.
“Valorizar o professor, que enfrenta desafios dentro e fora da sala de aula, é investir diretamente em um futuro melhor. Seguiremos trabalhando pela educação, porque quando o professor é reconhecido, toda a sociedade cresce”, assegurou o parlamentar.
O início da carreira
André conta que, inicialmente, sonhava em cursar Medicina Veterinária. No entanto, o destino o conduziu à Física. Logo no primeiro ano da graduação, surgiu a oportunidade de atuar como monitor na faculdade e, pouco depois, assumir aulas em uma escola do interior de Minas Gerais. Ele conciliou os estudos com o trabalho como professor.“Eu me apaixonei pela sala de aula. Percebi que aquele era o meu lugar”, relembra.
A missão de ensinar
Para André, ensinar Física vai além de fórmulas e cálculos. É traduzir o complexo para o simples, conectando o conteúdo à vida real e ajudando o aluno a vencer seus bloqueios. Em sala de aula, ele busca integrar tecnologia, prática e atenção individualizada.
Entre os momentos mais marcantes da carreira, o professor destaca os reencontros com ex-alunos que hoje são profissionais formados. “Ser professor é zelar pelo próximo. É pensar todos os dias no melhor que posso oferecer às pessoas. Quando um ex-aluno me diz ‘aprendi a estudar com você’, isso não tem preço”, destaca.
Formado integralmente na escola pública até a graduação, André seguiu para o mestrado e, posteriormente, para o doutorado. Com 23 anos de atuação, ele se considera prova viva do poder transformador da educação. “A educação transforma, sim. E não é só a escola que forma o aluno; o aluno também transforma a escola. Estudar não é fácil, é para os fortes. Mas quem vive bem o presente constrói um futuro de sucesso”, finaliza.