Deputado Fabion saúda Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira, novo bispo de Tocantinópolis

Por Dirceu Leno
19/03/2024 12h03 - Publicado há 1 mês
Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira foi nomeado pelo Papa Francisco
Dirceu Leno / HD

O deputado estadual Fabion (PL) recebeu com alegria a notícia da nomeação do Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira, como o novo bispo diocesano de Tocantinópolis. O anúncio foi feito durante missa em celebração a São José, realizada nesta terça-feira, 19, sob a presidência do administrador apostólico, Dom Giovane Pereira de Melo.

Fabion destacou a importância do papel espiritual e comunitário desempenhado por um bispo diocesano na região. “Saúdo com grande alegria a nomeação do Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira como o novo bispo diocesano de nossa amada Tocantinópolis. A indicação do bispo eleito, feita pelo Papa Francisco, é um sinal de esperança e renovação para todos nós. Neste momento de transição, expresso minha sincera admiração e apoio ao seu trabalho futuro”, desejou.

O parlamentar, que é representante da região do Bico do Papagaio, deseja que a jornada do Monsenhor Carlos Henrique, à frente da Diocese de Tocantinópolis, seja marcada por uma dedicação incansável ao serviço do povo de Deus, espalhando amor, compaixão e solidariedade em cada gesto e palavra.

“Que sua liderança seja um farol de luz, iluminando o caminho da fé e da esperança para todos os que buscam a Deus. Receba, portanto, minhas mais calorosas boas-vindas e meus votos sinceros de sucesso em seu novo e importante papel. Que sua presença entre nós seja abençoada e que seu trabalho seja de grande relevância para o crescimento espiritual e o bem-estar de nossa comunidade”, finalizou o deputado Fabion.

Diocese de Tocantinópolis estava vacante desde abril de 2023

A Diocese de Tocantinópolis está situada no extremo norte do estado do Tocantins, região do Bico do Papagaio, e conta com uma população de pouco mais de 214 mil habitantes segundo o último censo. A diocese tem um território de 15.761,29 km², tendo sido criada há 43 anos, em 1980.

Os municípios que fazem parte do território da Diocese de Tocantinópolis são: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins e Tocantinópolis.

Biografia e trajetória eclesial

Carlos Henrique Silva Oliveira nasceu em 13 de agosto de 1972, em Brasília-DF. Filho de Adelino Oliveira e Maria da Assunção da Silva Oliveira, cursou filosofia e teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima entre 1995 e 2002. Foi ordenado diácono em 08 de dezembro de 2001, na Paróquia São José, Brazlândia-DF e Presbítero em 07 de dezembro de 2002, na Catedral Metropolitana de Brasília.

Foi pároco da Paróquia Santíssima Trindade, Gama, entre 2002 e 2007. Entre os anos de 2007 e 2010, foi padre missionário da Arquidiocese no projeto Missão Igreja em Roraima, onde serviu na cidade de Caracaraí-RR, na Paróquia Nossa Senhora do Livramento e São José. Retornando a Brasília, foi pároco da Paróquia Santo Inácio de Loyola, Samambaia, entre 2010 e 2013 e, em seguida, pároco da Paróquia São Pedro de Alcântara, Lago Sul, entre 2013 e 2022. Atualmente, era pároco da Paróquia Santo Cura d’Ars, na Asa Sul.

Na Arquidiocese de Brasília, Monsenhor Carlos Henrique exerceu os seguintes ofícios eclesiásticos: Vigário episcopal para a Promoção Humana e Obras Sociais da Arquidiocese de Brasília de 2014-2021; Presidente da OASSAB (Obras de Assistência Social e Serviços da Arquidiocese de Brasília) de 2014-2021; Presidente da Cáritas Arquidiocesana de Brasília de 2014 a 2024; Presidente da Comissão para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis de 2021-2024; Juiz auditor do Tribunal Arquidiocesano de Brasília 2012-2024 e Vigário episcopal do Vicariato Centro da Arquidiocese de Brasília 2023-2024.

Monsenhor Carlos Henrique é pós-graduado em Direito canônico familiar pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília e mestrando em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro – extensão Goiânia-GO.