Agora é Lei: Festival do Buriti, da cidade de Divinópolis, entra no Calendário Cultural do Tocantins

O Festival do Buriti, evento cultural e gastronômico que acontece na cidade de Divinópolis do Tocantins e celebra este abundante fruto do Cerrado tocantinense, entrou oficialmente no Calendário Cultural do Estado do Tocantins após o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) sancionar o Projeto de Lei 30/2025 de autoria do deputado estadual Dr. Danilo Alencar (PL). A Lei 4.789, de 21 de julho de 2025, foi publicada no Diário Oficial do Tocantins na última terça-feira, dia 22.
Realizado anualmente em Divinópolis do Tocantins, o Festival do Buriti tem como principais objetivos promover a interação sociocultural entre os munícipes e pessoas de outras localidades, preservar a cultura gastronômica da região e manter vivo o legado dessa tradição para gerações futuras.
Vale ressaltar ainda que, na programação do Festival do Buriti, são promovidos shows, exposições de artesanato, palestras e cursos sobre empreendedorismo e manejo da agricultura familiar. Esse conjunto de ações gera renda e movimenta a economia local.
Festival do Buriti
A segunda edição do Festival do Buriti aconteceu nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2025 e contou com a presença de 40 expositores e com o apoio do Sebrae, Prefeitura de Divinópolis e Governo do Tocantins.
A entrada do Festival no Calendário Cultural do estado do Tocantins traz reconhecimento e uma série de benefícios ao evento, tais como promoção da identidade regional, maior visibilidade do festival e até mesmo possibilidade de apoio público com verbas, infraestrutura e logística para a realização do evento.