PL do Gipão prevê programa de treinamento para salvamento de vítimas de engasgo ou asfixia

Por Ascom / Gipão
07/06/2024 08h31 - Publicado há 4 meses
O parlamentar citou dados recentes para defender a proposta.
O parlamentar citou dados recentes para defender a proposta.
Divulgação / HD

O deputado estadual Gipão (PL) apresentou durante sessão na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), um Projeto de Lei que dispõe sobre a veiculação de programas educativos e treinamento de salvamento de vítimas de engasgo ou asfixia, por alimento ou bebida, no estado.

O PL propõe divulgação de técnicas de salvamento de pessoas acometidas de obstrução de vias aéreas por alimento ou bebida em locais visíveis em bares e restaurantes, para que todos os funcionários, colaboradores e prestadores de serviço, possam prestar socorro em caso de ocorrência de engasgo, nos respectivos estabelecimentos comerciais.

Na justificativa da proposta o parlamentar citou dados recentes para defender a proposta. Segundo ele, apesar de parecer normal, o engasgo é a causa da morte de cerca de 3 mil pessoas por ano no Brasil.

“Isso é mais comum do que se imagina, acontece frequentemente, principalmente em crianças, menores de um ano de idade. Com a divulgação dessas orientações e manobras em locais estratégicos, e a capacitação de pessoal para agir de maneira correta, diante de uma situação como essa, onde o tempo é determinante para a sobrevivência da vítima, podemos evitar mortes por engasgo de adultos e crianças no nosso estado”, defendeu Gipão.

Se o projeto for aprovado, o executivo estadual estará responsável por promover a capacitação de pessoas. O propósito, após essa etapa concluída, é que cada estabelecimento mantenha presente durante seu período de funcionamento pelo menos um funcionário capacitado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS