Claudia Lelis propõe vacinação gratuita contra herpes zoster para pessoas acima de 50 anos

Por Fátima Miranda
17/06/2026 18h14 - Publicado há 4 horas
Deputada propõe vacinação contra herpes zoster para população acima dos 50 anos
Deputada propõe vacinação contra herpes zoster para população acima dos 50 anos
Dicom / HD

Claudia Lelis propõe vacinação gratuita contra herpes zoster para ampliar a proteção da população acima de 50 anos

Proposta busca ampliar o acesso à imunização contra o herpes zoster e prevenir complicações que afetam principalmente adultos com o avanço da idade

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) apresentou, durante a sessão desta quarta-feira, 17, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), um projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a disponibilizar gratuitamente, na rede pública estadual de saúde, a vacina contra o herpes zoster para pessoas com 50 anos ou mais.

A proposta tem como objetivo ampliar o acesso à prevenção da doença, popularmente conhecida como "cobreiro", causada pela reativação do vírus da catapora. Com o avanço da idade, o sistema imunológico tende a perder eficiência, aumentando o risco de desenvolvimento da enfermidade e de suas complicações.

Segundo Claudia, a iniciativa representa um importante investimento em saúde preventiva e qualidade de vida. “O herpes zoster pode provocar dores intensas e persistentes, comprometendo a autonomia, o bem-estar e a saúde das pessoas. Garantir o acesso à vacinação é uma medida de cuidado, prevenção e respeito à população tocantinense”, destacou.

O projeto estabelece que a vacinação seja realizada em conformidade com as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações (PNI), as orientações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde e as recomendações dos órgãos de vigilância sanitária.

Além das lesões na pele, o herpes zoster pode causar complicações graves, como a neuralgia pós-herpética, condição que provoca dores crônicas e debilitantes por meses ou até anos após a infecção.

A proposta também poderá contribuir para a redução dos custos do sistema público de saúde com tratamentos, atendimentos especializados e internações decorrentes da doença. Para a parlamentar, investir em prevenção é uma forma eficiente de proteger a população, reduzir o sofrimento causado pela enfermidade e fortalecer as políticas públicas de saúde no Tocantins.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS