"Dedico aos deputados do Tocantins e servidores da Aleto", diz Amélio ao receber honraria em Goiás

Por Lauane dos Santos/Ascom Presidência
21/05/2025 10h17 - Publicado há 1 dia
Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira é a maior honraria concedida pela Alego.
Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira é a maior honraria concedida pela Alego.
Amanda Germiniani/Ascom Presidência / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), recebeu, na tarde desta segunda-feira, 19, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

“Dedico esse reconhecimento aos deputados e aos servidores da Assembleia Legislativa do Tocantins”, disse Amélio. O deputado Olyntho Neto, tesoureiro da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), também recebeu a condecoração e disse que esta fortalece os laços já existentes entre os Parlamentos do Tocantins e de Goiás, estados que compartilham de características bem similares.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), esclareceu que a Medalha é entregue a autoridades que prestam ou prestaram serviços relevantes ao Estado, tanto para reconhecer a importância das suas ações quanto para homenageá-las.

A homenagem foi concedida durante Sessão Solene da Alego, com a presença de sete presidentes de Casas Legislativas e de dezenas de deputados de 24 estados brasileiros.

Medalha

A Medalha Pedro Ludovico Teixeira é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo de Goiás. Instituída pela Resolução nº 855/88, leva o nome de Pedro Ludovico Teixeira, um político, médico e jornalista goiano. Foi governador e interventor federal de Goiás por quatro vezes e é considerado o fundador de Goiânia.

Perfil

Amélio Cayres de Almeida chegou ao Tocantins em 1976, onde exerceu atividade agropecuarista, mas iniciou sua carreira política em 1996, quando eleito prefeito de Esperantina (TO), sendo reeleito em 2000. Foi eleito deputado estadual em 2006 e reeleito para mais quatro mandatos consecutivos: 2010, 2014, 2018 e 2022, sendo um dos deputados estaduais mais votados, com 22.921 votos nas eleições de 2022. 

Ao longo dos quase 20 anos de mandato, o parlamentar luta por uma educação de qualidade em todos os cantos do Estado, desde a menor até a maior cidade, bem como a saúde enquanto prioridade básica. Foi o precursor da implantação do curso de Medicina pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Augustinópolis e luta pela expansão dos cursos de saúde da Universidade de Gurupi (Unirg) para Araguatins. 

Em 2023, o parlamentar foi eleito presidente da Aleto por unanimidade, sendo reeleito ao final de 2024 para o segundo biênio 2025-2026. Enquanto chefe do Legislativo, realizou o concurso público da Casa esperado pela população há mais de 18 anos, também determinou a ampliação da sede do Legislativo para comportar todos os servidores em um único local, com obra iniciada em 2024 e prevista para ser inaugurada em dezembro de 2025. Também busca um mandato com gestão compartilhada entre os demais 23 deputados e acredita que a Assembleia Legislativa deve estar sempre de portas abertas para o povo, autorizando eventos sociais e beneficentes, bem como feiras e audiências públicas coordenadas pelo Poder Legislativo. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS