Solicitado programa de combate à crise econômica na pandemia

Por Maisa Medeiros
27/04/2021 15h42 - Publicado há 2 anos
Segundo Luana Ribeiro, objetivo é a contenção da crise
Segundo Luana Ribeiro, objetivo é a contenção da crise
Clayton Cristus / HD

O requerimento que solicita ao Governo do Estado a criação do programa “Supera Tocantins”, para enfrentamento e combate à crise econômica, foi aprovado pelos parlamentares na sessão matutina desta quarta-feira, 14. 

De autoria da deputada Luana Ribeiro (PSDB), a matéria tem o objetivo de promover ações de contenção da crise econômica  na pandemia. As sugestões ao Executivo para a implementação de programa de auxílio emergencial aos cidadãos tocantinenses afetados pela pandemia de covid-19 e a inclusão de diversas categorias profissionais no grupo prioritário de vacinação também foram aprovadas. 

Com o propósito de amenizar os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus, foi solicitada ao Governo do Estado a implantação do programa “Supera Tocantins”, que visa à ampliação dos postos de trabalho formais e à promoção da abertura de linha de crédito. 

A ideia é oferecer suporte econômico e manutenção de empregos aos microempreendedores individuais, cooperativas, associações de produtores e profissionais autônomos  do Tocantins. Também foram sugeridas pela deputada Luana a adoção de medidas estratégicas para estimular o mercado consumidor e a criação do auxílio de renda mínima para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Outras matérias aprovadas sugerem a inclusão no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 de profissionais de Psicologia, jornalistas, funcionários públicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), servidores públicos do Estado que integram o grupo de risco e os que fazem parte do grupo prioritário de comorbidades. E ainda farmacêuticos, acadêmicos do curso de Enfermagem em período de estágio ambulatorial e obrigatório. 

Ainda na área da Saúde, foram aprovados requerimentos que solicitam informações à Secretaria de Estado da Saúde sobre o processo de vacinação no Tocantins, as medidas adotadas para auxiliar as pessoas que apresentarem sequelas da covid-19 e também a vacinação dos acadêmicos do curso de Medicina das instituições públicas do Estado. 

Os requerimentos aprovados são de autoria dos deputados Jorge Frederico (MDB), Júnior Geo (PROS), Jair Farias (MDB), Ricardo Ayres (PSB) e Cláudia Lelis (PV). 

Outros parlamentares que obtiveram a aprovação de matérias na sessão de hoje foram Fabion Gomes (PL), Leo Barbosa (Solidariedade), Valderez Castelo Branco (PP), Vanda Monteiro (PSL), Zé Roberto Lula (PT), Amélio Cayres (Solidariedade), Antonio Andrade (PTB), Elenil da Penha (MDB), Issam Saado (PV), Ivory de Lira (PCdoB) e Nilton Franco (MDB).