Servidores são homenageados pelo presidente da Assembleia

Por Maisa Medeiros
17/11/2020 14h07 - Publicado há 3 anos
Deputado Antonio Andrade destaca a importância do Servidor Público
Deputado Antonio Andrade destaca a importância do Servidor Público
Clayton Cristus / HD

Neste dia 28 de outubro, em que é comemorado o Dia do Servidor Público, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade, conhecido por sua gestão comprometida com o povo tocantinense e com as políticas de valorização para o servidor, faz sua homenagem aos "valorosos colaboradores", conforme ele mesmo os denominou.

Em menção à data comemorativa, o presidente falou dos projetos que tem apoiado para beneficiar os servidores e da implementação de ações que fez no Parlamento para capacitar os funcionários.

Em qualquer instituição pública o Servidor é a mola-mestra e importante pilar de sustentação da gestão. Temos centenas de servidores íntegros, dedicados e comprometidos com a nossa gente. Vocês abrem as portas do futuro e nos ajudam a transformar o Tocantins em um Estado de oportunidades, destacou.

Entre as conquistas promovidas para os servidores durante a gestão de Andrade, vale destacar a oferta de novos cursos realizados pela Escola do Legislativo e as parcerias com as faculdades Serra do Carmo, Unopar e Unicesumar, que preveem desconto a servidores da Casa de Leis de 20% a 40% a cursos de graduação e pós-graduação.

O principal objetivo é permitir ao servidor cumprir, dentro do Parlamento, a carga horária do estágio obrigatório e contribuir para os trabalhos legislativos com os conhecimentos adquiridos no novo curso. O plano de enquadramento salarial dos servidores concursados também foi revisado na gestão de Andrade.

Com relação aos servidores públicos dos demais poderes, o presidente da Aleto tem apoiado os projetos e articulado o diálogo com as classes, as discussões parlamentares, a análise e a votação das matérias, a fim de beneficiar as categorias, como foi o caso das gratificações concedidas aos servidores estaduais da Saúde que trabalham na linha de frente de combate à covid-19.

A medida provisória nº 15 foi convertida em projeto na Comissão Permanente de Administração e Defesa do Consumidor, que instituiu a indenização extraordinária aos servidores da Secretaria da Saúde.

Outra MP que beneficia servidores contempla funções da Secretaria de Segurança Pública e da Cidadania e Justiça, com o pagamento de indenizações a ocupantes dos cargos de agente de Execução Penal, analista de Execução Penal, agente especialista socioeducativo, agente socioeducativo (motorista e técnico de enfermagem) e agente de segurança socioeducativo.

E ainda para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi aprovada uma indenização aos servidores comissionados no final do ano passado.

"Temos olhado com carinho para os servidores e promovido avanços, com a ampliação e a inclusão de mais servidores com direito ao benefício de indenização, no caso dos que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Em debate com as mais diversas categorias, temos lutado para garantir e ampliar benefícios", ressaltou o presidente da Casa.

A deputada Cláudia Lélis (PV) também enfatizou a importância dos servidores para o bom andamento do serviço público, e reafirmou seu apoio para as ações que promovam a garantia dos direitos.

"Uma grande conquista para os servidores desta Casa foi o enquadramento na tabela dos salários dos concursados que o presidente conseguiu fazer com que esses salários fossem equiparados, a regularização dos plantões dos enfermeiros, e não podemos deixar de falar do auxílio aos profissionais da Saúde que trabalham na linha de enfrentamento da covid-19. Sei que isso é muito pouco perto do que esses homens e mulheres têm feito por nossa gente. Eles têm se doado dia e noite para cuidar dos doentes, mas é uma forma de reconhecer o esforço de cada um", frisou a deputada.

O deputado Júnior Geo (PROS) parabenizou os servidores pelo dia comemorativo e fez uma reflexão sobre a importância desse profissional para a população. "Eu também sou servidor público e nada melhor do que o reconhecimento pelo trabalho que prestamos à sociedade. Que continuemos nos empenhando e ajudando da melhor forma todos aqueles que dependem do nosso serviço, para que a máquina pública continue em pleno funcionamento", destacou o parlamentar.