Sessão solene homenageia transferência da capital para Miracema

Por Luiz Pires
10/12/2019 10h43 - Publicado há 4 anos
Antonio Andrade destacou a importância das homenagens
Antonio Andrade destacou a importância das homenagens
Koró Rocha / HD

Em sessão solene realizada no auditório da Câmara de Vereadores de Miracema do Tocantins neste sábado, 7, foram homenageados os principais idealizadores da criação do Estado, como o ex-governador Siqueira Campos, e o ex-vice-governador, Raimundo Boi. A Mesa Diretora do evento foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade (PTB); o primeiro secretário, Ivory de Lira (PCdoB); o segundo secretário, Claiton Cardoso (PTC); o governador Mauro Carlesse (PTB); o prefeito de Miracema, Saulo Milhomem; o procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior; e o presidente da Câmara Municipal, Edilson Tavares. 

A solenidade está prevista na Constituição Estadual, em seu Artigo 161, e no parágrafo 2º do artigo 2º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que estabelece que Miracema seja considerada Capital do Estado no dia 7 de dezembro de cada ano, e que o Parlamento realize na data sessão na cidade, pelo fato de Miracema ter sido escolhida como a primeira Capital do Tocantins.

"Miracema merece a homenagem, por ter sido a primeira capital do Estado, mas não podemos nos esquecer de quem começou tudo: o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, e de agradecer às pessoas que contribuíram para a implantação do Estado, como o ex-deputado e ex-vice-governador Raimundo Boi, presidente da Assembleia Constituinte do Estado", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade. 

O presidente da Casa relembrou as dificuldades para a implantação do Estado. "Por isso, temos a obrigação de dar continuidade ao trabalho iniciado", disse. Nesse sentido, Antonio Andrade destacou o trabalho do Poder Legislativo em parceria com o Poder Executivo, que permitiu o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Isso viabilizou, por exemplo, empréstimo com a Caixa Econômica Federal que vai beneficiar diretamente os 139 municípios tocantinenses. "Somos parceiros para que o benefício chegue às pessoas mais necessitadas, mantendo sempre a harmonia e a autonomia entre os Poderes", finalizou.

Já o governador Mauro Carlesse anunciou a implantação de um Colégio Cívico-Militar no local onde hoje funciona o Centro de Ensino Médio Santa Teresinha, com 500 vagas, reforma de quadra poliesportiva e do estádio local, e outros benefícios para o município. Várias secretarias e autarquias do Estado se instalaram na cidade neste sábado, a fim de prestar serviços à população.

As bênçãos religiosas foram proferidas pelo bispo de Miracema do Tocantins, Dom Phillip Eduard Dickmans, e pelo pastor José Sandro, da Primeira Igreja Batista da cidade.

Presenças

Estiveram presentes à sessão o deputado federal Osires Damaso (PSC), os deputados estaduais Gleydson Nato (PHS), Valderez Castelo Branco (PP), Vanda Monteiro (PSL) e Amália Santana (PT); o ex-deputado estadual Júnior Evangelista; o superintendente dos Defensores Públicos, Murilo Costa Machado; secretários de Estado, o comandante da Polícia Militar, Jaizon Veras Barbosa; prefeitos, vereadores e líderes políticos locais e regionais.