Deputado recebe visita de alunos do ensino médio de Porto Nacional

Por Terciany Lima
05/09/2019 09h56 - Publicado há 4 anos
Valdemar Júnior em seu gabinete ao lados dos alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus
Koró Rocha / HD

O deputado estadual Valdemar Júnior (MDB) recebeu na tarde desta quarta-feira, 04, em seu gabinete, a visita de uma comitiva de alunos do ensino médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional, que passaram o dia nas dependências da Assembleia Legislativa, para conhecer como funciona o Poder Legislativo e suas competências.

Acompanhados dos professores Wellington Souza Aires, Luiz Tadeu Lopes da Silva e da orientadora educacional Leiliane Lopes da Silva, os alunos conheceram de perto o gabinete do deputado Valdemar Júnior e fizeram um bate-papo com o parlamentar, a respeito do papel de um deputado estadual, como são formadas as leis, projetos, requerimentos dentre outros assuntos.

Valdemar Júnior deu boas-vindas aos estudantes e explicou atentamente o trabalho do deputado e suas prerrogativas. “Que bom poder recebê-los na Assembleia, sintam-se a vontade, aqui é a Casa do Povo”, recepcionou Valdemar, esclarecendo pontualmente a função do parlamento.

“O deputado estadual é eleito para representar o povo na Assembleia Legislativa. Dentre suas funções, a principal é legislar, ou seja, fazer as leis na esfera estadual que vão ajudar o Estado a se desenvolver. Cabe também ao deputado propor e aprovar leis, fiscalizar o Executivo para saber de fato se os recursos estão sendo bem aplicados. Instituir salários e organiza as instituições. Além de ajudar o governo a elaborar o orçamento que vai ser aplicado no Estado, para saber quanto será gasto nas áreas da saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e outras”, explicou.

O parlamentar também disse que recebe sempre em seu gabinete a visita de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e apoiadores que buscam recursos para resolver as demandas de seus municípios.

O professor Wellington, que coordenou a visita dos estudantes à Casa de Leis, disse que a vinda dos alunos ao Parlamento faz parte do projeto da escola “Conhecer para Valorizar”.  Esse projeto pretende levar os alunos para conhecer de perto todos os poderes, o Executivo, Legislativo e Judiciário. Começamos pelo Legislativo, principalmente porque é o poder que emana do povo, onde elegemos os deputados que representam os ideais do povo”, afirmou.

O professor considerou a visita positiva e destacou que o objetivo foi fazer com que os alunos pudessem aprender e conhecer como funciona a rotina e o trabalho do poder legislativo. “Por isso, trouxemos eles para acompanhar de perto os trabalhos e entrevistar os deputados, para poder interpretar e melhorar sua visão com relação à política, bem como o fortalecimento da democracia, para que possam saber escolher melhor seus representantes, na hora de votar”, concluiu.

O estudante Artur de Souza Guedes relatou que foi muito importante para os alunos conhecer de perto as atividades dos deputados. “É muito importante para nós ficarmos cientes do que acontece aqui na Assembleia, e dos trabalhos que são feitos pelos deputados, porque somos nós que colocamos eles aqui, e precisamos saber se eles estão fazendo um bom trabalho,” esclareceu.

Plenário

Pela manhã, acompanhados do Diretor de Relações Públicas e Cerimonial, Antônio Ribeiro dos Santos, os alunos visitaram as dependências da Assembleia e participaram da sessão ordinária, onde puderam conhecer como são realizadas as sessões, o trabalho das comissões permanentes e demais as atribuições do Poder Legislativo.