Reestruturação das carreiras públicas é discutida com empresários

Por Glauber Barros-AL
26/11/2015 17h52 - Publicado há 10 anos
Ricardo Ayres em busca de sugestões para equilibrar contas do Estado do Tocantins
Ricardo Ayres em busca de sugestões para equilibrar contas do Estado do Tocantins
Benhur de Souza / HD / Mais imagens

Em mais uma reunião da Comissão de Administração para analisar o relatório preliminar de estudos para a reestruturação das carreiras públicas, o deputado Ricardo Ayres (PSB) discutiu a proposta com representantes do setor produtivo na tarde desta quarta-feira, dia 25. Anteriormente, o mesmo relatório foi apresentado aos chefes dos poderes e órgãos públicos, bem como aos sindicatos dos servidores. De acordo com Ayres, a ideia é debater a proposta e coletar sugestões para chegar a um consenso a ser enviado ao Executivo.

Entre os encaminhamentos fechados nesta tarde, estão uma manifestação dos empresários pela suspensão do pacote de aumento de impostos neste ano, apresentado pelo Executivo e aprovado pela Assembleia, a análise da revisão de uma política tributária do Estado, a fim de aumentar a arrecadação, e a formação de um grupo de assessoramento técnico composto de empresários e acadêmicos.

Os representantes do setor produtivo aproveitaram a ocasião para se queixar da carga tributária. Fátima de Jesus, presidente da Associação Tocantinense de Supermercados, concordou que o Estado precisa de uma reestruturação. Ela mencionou a queda histórica do investimento e do crescimento como fatores preocupantes. Jaime de Oliveira, da Associação Comercial e Industrial de Gurupi, sugeriu que se estabeleça um limite para a arrecadação do Estado atrelado a uma percentagem do PIB.

Clever Coelho, presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veiculos Automotores, criticou as tarifas do IPVA no Tocantins e a forma de cobrança do imposto. Ele disse que, mesmo com a revisão promovida pelos deputados, cinco concessionárias vão fechar as portas e demitir. O dirigente alegou ainda que os estados vizinhos dispõem de tarifas mais atraentes para os empresários.

Também compareceram à reunião, além de outros convidados, os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Palmas, Fabiano Vale Filho, do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais Elétricos e Eletrônicos, Rubens Pereira da Luz, e do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual, Jorge Couto. Pela UFT, participou o pró-reitor Waldecy Rodrigues. A Secretaria da Fazenda foi representada pelo diretor de Tributação, Jorge de Medeiros.