União de Parlamentares debate relações sociais e econômicas para a América Latina

Por Penaforte Dias -AL
19/11/2015 18h12 - Publicado há 10 anos
Presidente da AL recebe representantes União dos Parlamentares do Mercosul
Presidente da AL recebe representantes União dos Parlamentares do Mercosul

Rotas de integração, pacto federativo, destinação dos resíduos sólidos e as relações comerciais entre os países da América Latina constam na pauta da reunião da Assembleia-Geral da União dos Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM). Os trabalhos começaram às 9h30 desta quinta-feira, 19, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Tocantins. A conclusão dos trabalhos está prevista para  16h com eleição e posse da nova Diretoria do Bloco Brasileiro da UPM.

A reunião conta com a presença parlamentares do Tocantins e de outros estados brasileiros. O anfitrião é o deputado tocantinense Wanderlei Barbosa (SD) e quem comanda as atividades é o presidente do bloco brasileiro na UPM, deputado Kennedy Nunes (PSD), de Santa Catarina

Antes da abertura oficial, o presidente da Casa, Osires Damaso (DEM) recebeu os parlamentares na sala de reunião da Presidência. “É uma honra recebê-los em nossa Casa, especialmente por se tratar de uma causa tão importante que visa integrar ainda mais os países latinos americanos. É uma luta conjunta que merece todo nosso empenho”, disse Damaso.

Em seguida, o deputado Wanderlei Barbosa (SD) agradeceu a presença dos visitantes e ressaltou a importância da entidade para o desenvolvimento das relações dos países-membros, especialmente no que diz respeito ao ensino superior na América Latina. Ele afirmou que é preciso de propostas voltadas ao acesso  mais democrático dos portadores de diplomas de ensino superior junto às nações membros.

Integram a Assembleia-Geral os seguintes parlamentares: o vice- presidente brasileiro da União de Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul e presidente do Bloco Brasileiro da UPM, Kennedy Nunes; o secretário geral do UPM,  Belarmino Lins (PMDB-AM); o coordenador da UPM, Carlos Alberto (PRB-AM); e os deputados estaduais Rodrigo Minotto (PDT-SC), Francisco Souza (PSC-AM), Dr. Gomes (PSD-AM), Ciro Simoni (PDT-RS) e Wanderlei Barbosa (SD), além do coordenador do Bloco Brasileiro da UPM, Flávio Aleves Monteiro.

UPM

A União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul é uma entidade criada em 1999, congrega parlamentares estaduais e regionais da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela e Chile. Foi reconhecida pelo Parlamento do Mercosul como entidade oficial de representação dos parlamentares regionais dos países membros. (Penaforte)