Valdemar pede que MPE não impeça a construção de ponte em Porto Nacional

Por Elpídio Lopes-AL
19/11/2015 17h12 - Publicado há 10 anos
Valdemar Júnior quer início imediato das obras da ponte de Porto Nacional
Valdemar Júnior quer início imediato das obras da ponte de Porto Nacional
Benhur de Souza / HD

Os parlamentares aprovaram na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 18, requerimento do deputado Valdemar Júnior (PSD) que pede a complacência do Ministério Público Estadual (MPE) para não impedir a contratação pelo Governo das empresas que deverão construir a nova ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional.

O requerente alega que a população local aguarda a construção da ponte com ansiedade. O pedido se deve à criação de força-tarefa pelo MPE, composta por cinco promotores, que ingressou com pedido de tutela e de liminar a fim de que as empresas vencedoras da licitação para a construção da ponte sejam impedidas de realizar contratos com o Governo do Estado.

“Busca-se apenas que o Ministério Público, enquanto fiscal da lei e guardião da sociedade, tenha complacência diante do estado atual da população de Porto, que sofre com a demora da construção da ponte, uma vez que a atual encontra-se em situação precária, colocando os que ali transitam em risco de vida”, justificou Valdemar Júnior.

Segundo o parlamentar, a construção da nova ponte vai garantir o desenvolvimento de Porto Nacional e de todo o Estado, pois encurtará o acesso ao terminal multimodal de cargas da Ferrovia Norte-Sul, localizado no distrito de Luzimangues.

A ponte existente está interditada para o trânsito de veículos de cargas pesadas, o que tem dificultado o escoamento da produção da região. Aprovados, os requerimentos dos deputados Cleiton Cardoso (PSL) e Eduardo do Dertins (PPS) pedem a extensão da rede de água na Rua José Pereira Rocha, em Novo Acordo, e a recuperação da Praça do CAT, em Mateiros, respectivamente.

Os parlamentares Jorge Frederico (SD) e Toinho Andrade (PSD) solicitaram uma biblioteca pública estadual para Araguaína e a conclusão de um ginásio de esportes em Paranã. Entre os pedidos de Zé Roberto (PT) está a pavimentação de uma estrada na cidade de Pium.

Amália Santana (PT) e Júnior Evangelista (PRTB) enviaram votos de aplausos para personalidades e instituições em função de relevantes serviços. Solicitado pelo presidente da Casa, deputado Osires Damaso (DEM), o voto ao secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, responsável por direcionar verbas para obras no Tocantins. (Elpídio Lopes)