Instalada CPI da Saneatins

Por Maisa Medeiros - AL
28/12/2013 00h17 - Publicado há 10 anos
Depoutados aprovam instalação da CPI da Foz/Saneatins
Depoutados aprovam instalação da CPI da Foz/Saneatins
Isis Oliveira / HD

Foi instalada na manhã desta quinta-feira, dia 26, a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a atuação da empresa Foz/ Saneatins, a chamada CPI da Saneatins. Solicitada pelo deputado Eduardo do Dertins (PPS), e assinada pelos deputados Amélio Cayres (SDD), Raimundo Palito (PEN), Osires Damaso (DEM), Manoel Queiroz (PPS), Vilmar do Detran (SDD), Iderval Silva (SDD), Wanderlei Barbosa (SDD), Stalin Bucar (SDD) e Eli Borges (PMDB), a comissão terá o prazo de 120 dias para realizar os trabalhos, composta por cinco membros, podendo ser prorrogado o prazo por mais 60 dias.

A CPI da Saneatins vai analisar entre outros pontos, a discrepância na cobrança de serviços nos municípios atendidos pela Empresa, dos valores de fornecimento de água e esgoto, além de todos os fundamentos e elementos que envolvem a aferição do valor da tarifa.

“Há evidência de vícios na privatização da Saneatins, quando foi vendida por pouco mais de R$ 2 milhões, tendo como bloqueio na contabilidade da Empresa, um valor de mais de R$ 114 milhões de crédito”, destacou Eduardo do Dertins.

Os deputados argumentaram que a CPI do Igeprev deveria ser instalada primeiro, já que a mesma recebeu mais adesão dos parlamentares, com 14 assinaturas. Entretanto, o presidente da Casa deputado Sandoval Cardoso (SDD), foi categórico ao afirmar que a CPI da Foz/Saneatins deu entrada primeiro e, de acordo com o Regimento Interno este cronograma não pode ser alterado.

Com a instalação da CPI da Saneatins, a CPI do Igeprev, agora, terá que esperar a conclusão dos trabalhos da CPI da Celtins. (Maisa Medeiros)