Policiais poderão ser beneficiados com passe livre em transportes públicos

Os policiais civis do Tocantins poderão ter o passe livre no sistema intermunicipal de transporte de passageiros convencional e no transporte público alternativo. A proposta é do deputado Manoel Queiroz (PT), através de um projeto de lei encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na sessão matutina desta quarta-feira, dia 18.
Segundo o projeto de lei, a gratuidade do transporte será concedida a policiais no exercício de sua profissão e mediante a apresentação de Carteira do Passe Livre emitida pelo órgão competente. A gratuidade obedecerá a um sistema de cotas conforme legislação vigente no setor. Mesmo se houver falta de vagas, o beneficiário terá desconto de 50% no valor da passagem.
“É do conhecimento de todos que o policial civil do Tocantins tem enfrentado problemas concernentes ao deslocamento, especialmente aquele que reside numa cidade e trabalha na outra. Essa situação compromete o trabalho e o orçamento do profissional, normalmente à mercê da boa vontade do motorista”, esclarece Queiroz.
O parlamentar acrescentou que, a exemplo do que já acontece com outras categorias, o passe livre é uma conquista que trará mais respeito e dignidade aos policiais, além de facilitar o desempenho de suas funções.
Foi encaminhado ainda um segundo projeto de autoria do deputado Manoel Queiroz que declara de utilidade pública estadual a Associação de Moradores do Setor Nova Esperança, de Paraíso do Tocantins. (Penaforte Diaz)