Amélio Cayres e Eduardo Mantoan prestigiam posse do novo procurador-geral de Contas

Por Glauber Barros
05/02/2026 15h32 - Publicado há 4 horas
Procurador Antônio Modes posa para fotos entre Wanderlei e Amélio
Procurador Antônio Modes posa para fotos entre Wanderlei e Amélio
Isis Oliveira / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), e o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) participaram, nessa quarta-feira, 4, da posse do novo procurador-geral de Contas, Marco Antônio da Silva Modes. A solenidade ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) e reuniu autoridades, incluindo o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Modes assume a chefia do Ministério Público de Contas (MPC/TO) sucedendo Oziel Pereira dos Santos. O novo procurador-geral foi nomeado em novembro do ano passado pelo então governador em exercício, Laurez Moreira (PSD).

Trajetória

Advogado constitucionalista e servidor de carreira, Marco Antônio Modes ingressou no MPC em 1999. Esta é a primeira vez que ele assume o comando da instituição. Em seu discurso de posse, rememorou sua trajetória desde que chegou de Minas Gerais para atuar no Tocantins recém-criado, destacando sua passagem como advogado em Taguatinga e professor em Dianópolis, demonstrando, também, orgulho pelo desenvolvimento da região sudeste.

Sobre a atuação à frente do órgão, Modes reforçou o papel do MPC como guardião da Constituição quanto às despesas obrigatórias em saúde, educação e duodécimos, prometendo um trabalho pautado pela “fiscalização prévia e constante, com uma gestão ética e imune à improbidade e à ilegalidade”.