Comissão de Meio Ambiente recebe prestação de contas da Semarh
A Comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Tocantins recebeu, na manhã desta quinta-feira, 27, agentes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Eles entregaram o relatório com a prestação de contas do órgão estadual referente ao ano de 2025.
A reunião aconteceu no plenarinho da Aleto e foi presidida pela deputada Vanda Monteiro (UB), presidente da Comissão, com a colaboração do vice-presidente, deputado Wiston Gomes (PSD).
Vanda disse que recebeu toda a equipe técnica da Semarh para a apresentação do relatório e das ações que têm sido desenvolvidas pela secretaria no decorrer do ano. “Foi uma ótima apresentação. Nós recebemos aqui todo o relatório, recebemos algumas demandas e vamos estar à disposição para debater nesta Casa e apoiar o que for possível para preservarmos, da melhor forma, o meio ambiente do nosso Estado”, explicou.
A exposição das ações foi feita pelo diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Araújo de Azevedo. O expositor afirmou que o ato é uma ação realizada aos finais de ano na Assembleia e em outros órgãos, como o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema).
“Nós só trabalhamos com recursos públicos; e esses recursos têm que atender diretamente e com transparência a comunidade que está lá na ponta. Por isso, fazemos a divulgação das ações”, disse.
O diretor exaltou a presença da secretaria na COP 30, em Belém (PA), garantindo que a Semarh participou ativamente daquela conferência. “Nós vemos que estamos no topo da gestão dos recursos hídricos. Nós temos hoje um monitoramento de qualidade e quantidade de água em todas as bacias geográficas do Estado; usamos uma tecnologia que é de primeiro mundo”, destacou o agente público.
Aldo garantiu que nenhum estado tem a estrutura de recuperação de mananciais igual à do Tocantins e que, ano a ano, a restauração de nascentes e demais áreas só vai crescer. Segundo o diretor, neste ano, o orçamento da Semarh esteve na faixa de R$ 6 milhões, que foram investidos em diversos projetos.
Além de vários servidores e técnicos da secretaria, também estava na reunião o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende.