Aleto recebe estudantes de Alvorada, Bom Jesus e Pedro Afonso no Projeto Visita Guiada
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) recebeu, nesta quarta-feira, 19, mais de 120 estudantes pelo Projeto Visita Guiada, iniciativa da Escola do Legislativo que busca aproximar alunos da realidade do Parlamento e apresentar, de forma prática, como funciona o processo legislativo estadual.
Pela manhã, 85 estudantes da Escola Municipal Geraldo Oliveira Costa, do município de Alvorada, percorreram os principais espaços da Casa de Leis e conheceram de perto como são conduzidas as atividades parlamentares. À tarde, foi a vez de 15 alunos da Escola Municipal Santa Luzia, de Bom Jesus do Tocantins, e 20 estudantes do Colégio Cristo Rei, de Pedro Afonso, participarem da ação educativa.
Durante a visita, o deputado Gutierres Torquato (PDT) recepcionou a turma de Alvorada e destacou iniciativas em andamento no município. Ele esteve acompanhado pelo diretor da Escola do Legislativo, Júlio Oliveira, que ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da formação cidadã dos jovens. “A visita guiada é uma oportunidade valiosa para despertar nos estudantes o interesse pela política e pelo funcionamento das instituições democráticas. Ficamos muito felizes por recebermos escolas de várias regiões do Estado e contribuirmos com esse aprendizado”, afirmou Júlio.
Ao longo do roteiro, os alunos conheceram o plenário, o plenarinho e as galerias, onde puderam fazer perguntas e compreender melhor o papel dos deputados e da Assembleia na construção de políticas públicas.
De Bom Jesus do Tocantins, a estudante Nídia Lucena, aluna destaque do 8º ano, contou que ficou encantada com a experiência. “É a primeira vez que venho aqui e achei tudo muito lindo. Não imaginava que fosse assim. Amei saber mais e ver as fotos antigas, que contam a história do Estado”, relatou.
A supervisora da Escola Municipal Santa Luzia, Andrea Vasconcelos, explicou que a viagem integra um projeto de valorização dos alunos que se destacam na instituição. “Essa já é a nossa segunda viagem de conhecimento. A primeira foi ao Palácio Araguaia; e, agora, à Assembleia Legislativa. Esses alunos são nota 10, participam das aulas, mantêm boas notas e demonstram boa disciplina. Por isso, são contemplados com essa experiência enriquecedora”, afirmou.