Deputados aprovam criação da Frente Parlamentar da Medicina Veterinária
Durante sessão na manhã desta terça-feira, 4, o plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou, por unanimidade, requerimento do deputado Marcus Marcelo (PL) que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Medicina Veterinária no Estado do Tocantins.
Para o Deputado, a criação da referida Frente Parlamentar tem como objetivo promover debates, propor políticas públicas e acompanhar as ações voltadas ao fortalecimento da Medicina Veterinária, reconhecendo a importância dessa área da ciência para a saúde pública, segurança alimentar, defesa sanitária animal, desenvolvimento econômico do agronegócio e bem-estar da população.
A Frente Parlamentar será composta por Deputados Estaduais interessados no tema, podendo contar, ainda, com a colaboração de entidades de classe, profissionais de áreas afins, instituições de ensino, órgãos governamentais e sociedade civil organizada.
“A Medicina Veterinária desempenha um papel fundamental não apenas na prevenção e controle de zoonoses, mas também na vigilância sanitária, na inspeção de alimentos de origem animal e no cuidado com a fauna silvestre e doméstica, sendo, portanto, essencial para o desenvolvimento sustentável e para a saúde animal, humana e ambiental”, assegurou Marcus Marcelo.
Diante da aprovação da matéria, a Mesa Diretora da Assembleia irá definir, conforme o Regimento Interno da Casa de Leis, a instalação e composição da mais nova Frente Parlamentar da Aleto.