Em visita guiada, estudantes de Pium conhecem de perto o Legislativo Estadual

Por Sara Cardoso
05/09/2025 11h54 - Publicado há 1 dia
A visita foi organizada pela Secretaria de Cultura, Criança e Juventude do município
A visita foi organizada pela Secretaria de Cultura, Criança e Juventude do município
Ana Lissa Alves / HD

Estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências no plenário e compreender melhor o papel dos deputados.

Cerca de 30 alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Bartolomeu Bueno, de Pium, estiveram, nesta quinta-feira, 4, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), participando do Projeto Visita Guiada, desenvolvido pela Escola do Legislativo.

A visita foi organizada pela Secretaria de Cultura, Criança e Juventude de Pium e integrou as ações do programa “TO Mais Jovem”, da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, que busca aproximar os jovens das instituições públicas, promovendo conhecimento, cidadania e participação social.

O professor Jorge Luiz de Oliveira Souza, que acompanhou os estudantes, destacou a importância da atividade. “A visita deles aqui, hoje, dentro da Assembleia, foi muito importante, porque alguns nem conheciam a própria capital. Uns sentaram nas cadeiras dos deputados, outros puderam ir à mesa do presidente. Eles se divertiram, tiraram fotos. Foi uma experiência ímpar e teve até aluno dizendo que já tem sonho de ser deputado”. 

Para a aluna Giovanna Santos Rodrigues, de 18 anos, o passeio foi um momento único. “A gente conseguiu aprender e vivenciar várias coisas que a gente não sabia que aconteciam aqui dentro. Conhecer o plenário, os projetos que existem, entender mais sobre o que os deputados fazem foi muito importante”. 

O diretor da Escola do Legislativo, Júlio Oliveira, ressaltou que o Projeto Visita Guiada tem como objetivo aproximar a população do Parlamento Estadual e que as escolas interessadas em conhecer a Casa de Leis sempre serão bem-vindas.

“Nosso papel é abrir as portas da Assembleia para a sociedade e, principalmente, para os jovens. É um momento de aprendizado e de inspiração, porque muitos estudantes passam a enxergar o Poder Legislativo de uma forma diferente, entendendo sua função e até despertando vocações para a vida pública”.