Educação inclusiva poderá ter selo de reconhecimento no Tocantins

Por Maisa Medeiros
07/08/2025 10h51 - Publicado há 16 horas
O selo vai incentivar as escolas a melhorar as condições de ensino
O selo vai incentivar as escolas a melhorar as condições de ensino
Isis Oliveira / HD

Garantir direitos a pessoas com deficiência e promover o combate à desigualdade nas escolas são propostas que fundamentam o projeto da deputada Vanda Monteiro (UB), que propõe a criação do Selo Escola Amiga da Educação Inclusiva. A ideia é reconhecer instituições de ensino públicas ou privadas que promovam práticas inclusivas e adotem medidas efetivas contra o racismo e o bullying. O projeto foi enviado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na sessão dessa terça-feira, 5, e aguarda a nomeação do relator.

Para a autora do projeto, a existência legal do selo vai incentivar as escolas a melhorar as condições de ensino para as pessoas com necessidades especiais e implementar ações que promovam a plena acessibilidade aos alunos.

No projeto, são apontadas algumas medidas consideradas para fins de reconhecimento, como a utilização e a distribuição de recursos educacionais voltados à acessibilidade, tais como materiais didáticos e paradidáticos em Braile, áudio e Língua Brasileira de Sinais – Libras, laptops com sintetizador de voz e softwares para comunicação alternativa.

Também serão observadas medidas de adaptação, como a aquisição de cadeiras adaptadas para alunos com deficiência, a manutenção de programas de educação física adaptados para o atendimento de alunos especiais, além da disponibilização de tradutores e intérpretes e outros profissionais de apoio para auxiliar na comunicação, alimentação, higiene e locomoção dos alunos com deficiência. 

Dia Estadual do Guia de Turismo

Também de autoria da deputada Vanda Monteiro, a proposta que institui o Dia Estadual do Guia de Turismo, a ser comemorado no dia 10 de maio, foi encaminhada para a CCJ. A iniciativa visa ao reconhecimento da atuação desse profissional, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do setor turístico.

Em sua proposta, a parlamentar ressalta a importância do guia de turismo como um profissional que atua como anfitrião indispensável ao sucesso da experiência turística e da troca de informações e histórias do local visitado.