Escola do Legislativo promove visita guiada com novos servidores da Aleto

Por Ana Lissa Alves
23/05/2025 17h20 - Publicado há 7 horas
Atividade marca início de jornada profissional com foco em qualificação e interação entre aprovados
Atividade marca início de jornada profissional com foco em qualificação e interação entre aprovados
Ascom/Escola do Legislativo / HD

A Escola do Legislativo do Tocantins realizou na última quarta-feira, 21, uma visita guiada com os novos servidores aprovados no concurso público da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). A iniciativa faz parte de uma série de ações de integração, qualificação e acolhimento dos servidores, cujo objetivo é promover ambientação, início do vínculo institucional e conhecimento das principais diretrizes e estruturas da Casa.

Durante a visita, os colaboradores percorreram diversas dependências da Aleto e puderam conhecer as rotinas administrativas, interagir com as equipes e tirar dúvidas diretamente com gestores e servidores mais experientes. O momento também foi uma oportunidade para estreitar os laços entre os novos colegas, bem como para obter informações sobre competências, habilidades e experiências profissionais anteriores.

Cristina Prestes, Assistente Social da Aleto e uma das coordenadoras do Programa, avalia que a iniciativa representa um diferencial na condução e recepção dos aprovados. “Tem sido muito satisfatório realizar esse trabalho junto aos novos concursados. Nesse contato direto com cada um, tenho a oportunidade de exercer a escuta qualificada, orientar, conduzir e acolher suas histórias de vida - alguns vindo de outros estados para compor a família Aleto, cheios de dúvidas e incertezas. Noto o quanto esse trabalho tem sido um diferencial na Aleto, trazendo mais humanidade e pertencimento à instituição”, considera.

Para Marcos Miatelo, recém-empossado no cargo de Técnico Legislativo - Fotografia, a atividade foi fundamental para compreender o funcionamento da instituição: “Desde a chegada, tenho me sentido bastante acolhido pelos servidores mais antigos. Esse ambiente acolhedor é fundamental durante a nossa adaptação à rotina de trabalho e compreensão da dinâmica e todo o fluxo do Legislativo Estadual do Tocantins”, afirma.

O Programa de Integração, Treinamento e Qualificação

Ao tomar posse, o aprovado é inserido em uma programação diversificada, que inclui encontros com diretores de áreas estratégicas, representantes sindicais e de associações, oficinas de orientação acerca do processo legislativo, além da realização de um curso sobre comunicação institucional. Na oportunidade, ainda são apresentadas boas condutas, direitos e deveres no ambiente de trabalho.

A ação tem sido conduzida pela Coordenadora Administrativa da Escola do Legislativo, Alsirene Feitosa, e Cristina Prestes, Analista Legislativo - Assistente Social.

Sobre o concurso

O certame contou com 107 vagas distribuídas entre técnicos, analistas e procuradores jurídicos. Até o momento, 50 aprovados foram convocados - sendo 37 de ampla concorrência, 9 cotas para pessoas negras e 4 cotas para pessoas com deficiência.

Entre os cargos preenchidos estão:

- 17 técnicos legislativos (assistência administrativa, audioeditoração, cinegrafia, fotografia, áudio, segurança do trabalho e tradução em Libras);

- 5 servidores de polícia e segurança II;

- 25 analistas legislativos (Auditoria, Contabilidade, Direito, Análise de Sistemas, Análise de Suporte em Informática, Suporte Técnico em Informática, Desenvolvimento de Sistema, Jornalismo, Medicina, Psicologia, Relações Públicas e Revisão);

- 3 procuradores jurídicos.