Educação Legislativa: estudantes de Formoso do Araguaia fazem Visita Guiada à Assembleia

Por Sara Cardoso
16/05/2025 17h54 - Publicado há 1 dia
Projeto visa aproximar os estudantes do Poder Legislativo estadual
Projeto visa aproximar os estudantes do Poder Legislativo estadual
Ascom/Escola do Legislativo / HD

Durante a II Semana Nacional da Educação Legislativa, a Escola do Legislativo recebeu 25 alunos do Colégio Estadual Benedito Pereira Bandeira, de Formoso do Araguaia (TO), para participarem do Projeto Visita Guiada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). A ação que ocorreu nesta quinta-feira, 15, visa aproximar os estudantes do Poder Legislativo estadual. 

Na visita, a turma passou passou pelas etapas de acolhimento e apresentação institucional – recepção do grupo e breve exposição sobre a estrutura e o funcionamento da Assembleia; tour guiado – visita aos principais espaços da Casa, como Plenário, galerias e gabinetes; e palestra educativa – explicações sobre o processo legislativo, o papel dos deputados e a importância do voto consciente.

“O Projeto Visita Guiada é uma excelente oportunidade para estudantes e cidadãos conhecerem de perto o trabalho do Poder Legislativo, fortalecendo a educação para a cidadania. É ainda mais significativo recebê‑los durante a Semana Nacional da Educação Legislativa, quando intensificamos ações voltadas à comunidade”, destacou o diretor da Escola do Legislativo, Júlio Oliveira.

O vereador Gabriel Bezerra, de Formoso do Araguaia, responsável pelo pedido da visita, avaliou a experiência como enriquecedora. “Conhecemos todos os espaços e até simulamos uma sessão legislativa. Agradecemos à Escola do Legislativo, que sempre nos acolhe com dedicação e empenho.”

Segundo o vereador, esta é a segunda vez que ele leva estudantes à Assembleia. A iniciativa integra o Projeto Vereador por um Dia, realizado pela Câmara Municipal de Formoso do Araguaia, que agora possui a edição especial Deputado por um Dia.

Como agendar a Visita Guiada

A coordenadora administrativa da Escola do Legislativo, Alsirene Feitosa, informa que qualquer escola pode solicitar a visita. “Basta enviar e‑mail para escola.leg.to@gmail.com ou ligar para (63) 3212‑5236 / (63) 9 9989‑9756. Teremos enorme prazer em atender”, reforçou. 

Sobre a Semana Nacional

Realizada de 12 a 16 de maio, a II Semana Nacional da Educação Legislativa foi instituída pela Lei Federal nº 14.798/2024. O objetivo é promover a educação para a cidadania e fortalecer a democracia por meio de atividades formativas em todo o país, coordenadas pela Abel e executadas pelas Escolas do Legislativo e de Contas.