Deputados participam do lançamento da 24ª Agrotins no Palácio Araguaia

Por Elpídio Lopes
18/04/2024 16h38 - Publicado há 10 dias
Isis Oliveira / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), acompanhado de parlamentares, participou na manhã desta terça-feira, 16, do lançamento da 24ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).

A Feira foi lançada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), em uma concorrida solenidade realizada no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos.

Na oportunidade, Amélio Cayres enfatizou que a Assembleia Legislativa é uma parceira permanente da Agrotins e tem contribuído com todas as edições da feira.

“A Assembleia é parceira da Agrotins e do agronegócio, ao ponto de criarmos a Frente Parlamentar do Agronegócio e sempre colocarmos emendas para as feiras agropecuárias de todo o Estado, de forma que podem contar sempre com o Parlamento Estadual nestas iniciativas”, disse.

O presidente da Aleto lembrou das iniciativas de segurança pública que já foram implantadas no campo pelo Governo Estadual, e destacou que o produtor rural precisa dessa garantia para poder desenvolver sua atividade com tranquilidade.

Governador

Wanderlei Barbosa discursou sobre a importância da Feira de Tecnologia e explicou que o Estado e os municípios, ao realizarem eventos do agronegócio, estimulam o desenvolvimento do setor no Tocantins.

“Com essas iniciativas buscamos o crescimento de todos os segmentos do campo, do grande, médio e do pequeno produtor”, disse o chefe do Executivo.

O governador pediu aos órgãos estaduais que não atrasem os recursos das feiras municipais. “Não quero que o calendário desses eventos atrase por falta de investimentos estaduais. Temos que ter ambiente para levar conhecimento e oportunidade aos agricultores”, ressaltou Wanderlei.

Agrotins

A Agrotins 2024 tem como tema central a bioeconomia, vai reunir expositores do agronegócio e será realizada entre os dias 14 e 18 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.

O Governo tem a expectativa de superar R$ 3 bilhões em negócios e arrecadar cerca de R$ 200 milhões com ICMS.

Comparecimentos

Além do presidente da Aleto, participaram do lançamento os parlamentares Ivory de Lira (PCdoB), Léo Barbosa (Republicanos), Vilmar de Oliveira (Solidariedade), Gutierres Torquato (PDT), Wiston Gomes (PSD), Eduardo Mantoan (PSDB), Luciano Oliveira (PSD), Cleiton Cardoso (Republicano), Vanda Monteiro (UB), Professora Janad Valcari (PL) e Valdemar Júnior (Republicanos).

O evento contou ainda com a presença de representantes do setor produtivo, pesquisadores e expositores, além de autoridades políticas municipais, estaduais e federais, bem como a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB).