Concurso da Assembleia Legislativa tem primeiro dia tranquilo

Por Rubens Gonçalves
16/04/2024 16h11 - Publicado há 12 dias
Alguns candidatos aproveitaram os últimos momentos para revisão final antes da prova
Alguns candidatos aproveitaram os últimos momentos para revisão final antes da prova
Clayton Cristus / HD

O primeiro dia de provas do concurso de procurador jurídico da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), neste sábado, 13, ocorreu de forma tranquila em todo o Estado. Os candidatos fizeram as provas objetivas do certame, das 13 às 18 horas. A segunda etapa termina no domingo, 14, das 8 às 12 horas, com a aplicação da prova discursiva.

De acordo com o procurador-geral da Assembleia e presidente da Comissão do Concurso, Alcir Raineri, o primeiro dia foi de normalidade. "Foi tudo muito tranquilo, e esperamos que seja assim também neste domingo", disse.

Raineri reforçou que, conforme previsto no edital, foi garantido o direito dos candidatos que, por suas convicções religiosas, guardam o sábado até o pôr-do-sol. Neste caso, explicou o procurador-geral, as provas foram aplicadas após as 19 horas.

Liberdade religiosa

O direito dos candidatos de fazerem provas para concursos públicos em horários especiais, por convicções religiosas, é assegurado pela Lei 4.370/24, que prevê que ninguém seja privado do acesso a cargos públicos e ao ensino superior em instituições públicas estaduais devido à religião.

Segurança

De acordo com o chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia, coronel Wesley Borges Costa, a Polícia Militar do Tocantins garantiu a segurança dos candidatos e da organização do certame em todos os locais de prova.

Último dia

Também neste domingo, 14, além dos candidatos ao cargo de procurador, serão aplicadas provas para os cargos de nível médio e superior, na capital Palmas e nos municípios de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Tocantinópolis.

Os candidatos aos cargos de técnico legislativo e policial legislativo II farão as provas objetivas pela manhã, das 8 às 12 horas.

Já para os candidatos aos cargos de analista legislativo, as provas objetivas serão aplicadas das 14 às 19 horas, sendo que para as áreas de revisão, jornalismo e técnico jurídico, juntamente com as provas objetivas também serão aplicadas as provas de redação.