Presidentes da Aleto comemora aumento de repasses para transporte escolar

Por Luiz Pires
25/01/2022 19h07 - Publicado há 2 anos
Solenidade foi realizada no Palácio Araguaia
Secom/TO / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Antonio Andrade (PSL), juntamente com os deputados Issam Saado (PV), Vilmar Oliveira (SD), Eduardo do Dertins (Cidadania)), Amélio Cayres (SD), Olinto Neto (PSDB), Valderez Castelo Branco (PP), Leo Barbosa (SD), Jair Farias (MDB), Clayton Cardoso (PTC) e Vanda Monteiro (PSL), participou na tarde desta terça-feira, 11, no auditório do Palácio Araguaia, da cerimônia de assinatura de termo de cooperação técnica e de convênio entre Estado e Municípios referentes à administração e aumento de repasse de recursos para transporte escolar.

O presidente da Aleto disse que esse é um dia muito importante pra os municípios. “Esse ato é uma demonstração da abertura do Governo do Estado para prefeitos e municípios. O governador Wanderley Barbosa está desburocratizando, para que o repasse do Programa Nacional de Transporte Escolar possa ir direto para a gestão municipal. Isso é que é o verdadeiro municipalismo”, afirmou Antonio Andrade, parabenizando o governador Wanderley Barbosa pela iniciativa e as bancadas federal e estadual pela parceria.

“Temos um pacto indissolúvel para ajudar o governador nesse momento tão difícil a administrar um Estado para todos os tocantinenses, especialmente para aqueles que estão nas pequenas cidades, precisando da parceria dos municípios com o Governo do Estado e com a Assembleia Legislativa”, esclareceu.

Os municípios tocantinenses terão um aumento de 25 por cento sobre os valores atuais (12 para 15 reais/aluno) nos valores para o transporte escolar, o que equivale em torno de R$ 85 milhões por ano. Os recursos são do Programa Nacional de Transporte Escolar, que garante o repasse automático, em caráter suplementar, de recursos para custear despesas com manutenção de veículos ou de serviços terceirizados destinados ao transporte escolar nas redes de ensino público estadual e municipal.

A solenidade foi prestigiada também pela deputada federal Professora Dorinha (DEM), Diogo Borges, presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeitos, autoridades estaduais e lideranças políticas das diversas regiões do Estado.