Luana Ribeiro lança livro destinado a vereadores

Por Dicom/AL - com informações da assessoria
18/04/2018 12h46 - Publicado há 5 anos
Lançamento aconteceu na noite desta segunda-feira, 16
Isis Oliveira / HD

“O vereador está na ponta, é quem tem o primeiro contato com a população. Ele quem fiscaliza e legisla em benefício dos cidadãos. As Câmaras são pilares fundamentais da representação democrática. Por isso, nosso respeito e admiração”, destacou a deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB) durante a abertura do Seminário sobre Planejamento, Orçamento e Políticas Públicas, realizado na noite desta segunda-feira, 16, na Assembleia Legislativa.

O Manual do Vereador é uma coletânea de 255 páginas com informações sobre legislação e funcionamento das Câmaras Municipais. O consultor da Empresa Parlamento Assessoria, Genner Morais, que auxiliou na elaboração do livro, elogiou a iniciativa. “É preciso qualificar os nossos gestores e este Manual tem o objetivo de ser um livro de consulta diária: com a Constituição e informações necessárias para uma boa legislatura”, explicou.

A presidente da Escola do Legislativo, Maria de Jesus Costa e Silva, disse que a realização do seminário se deu pela demanda dos próprios vereadores. “Esperamos que este evento possa contribuir com o conhecimento e sua aplicabilidade, tornando mais eficiente a função de Legislar”, frisou.

Já o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), Manoel Pires dos Santos, instituição órgão parceira do seminário, destacou a relevância do evento para dirimir dúvidas quanto o respeito às leis. “Que tenhamos uma discussão completa para que os senhores vereadores possam levar essas informações adquiridas aqui aos seus municípios”, disse.

Representado a União dos Vereadores do Tocantins (UVET), o vereador Jairo Ribeiro Araújo falou sobre as dificuldades de legislar nos municípios e, que, eventos assim ajudam os vereadores em suas funções.

Participantes

Também participaram da composição da mesa, o presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga; o superintendente dos Defensores Públicos, Fábio Monteiro; o coordenador geral de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Brasileiro (IBL), Francisco Etelvino Biondo; o diretor-geral do Instituto de Contas (Iscon), Roger Luis Monteiro Tolentino.

O evento

Resultado de uma parceria entre a Assembleia Legislativa, TCE-TO e o Instituto Legislativo Brasileiro (IBL), o seminário acontece até a próxima quarta-feira, 18, na Assembleia Legislativa. A realização é da Escola Legislativa,

Com foco na capacitação de vereadores e seus assessores, o evento tem como objetivo principal transmitir conhecimentos sobre os mecanismos de elaboração, execução e controle do planejamento governamental, bem como a fiscalização e a aplicação eficiente dos recursos públicos.

A programação é voltada ao conhecimento sobre temas específicos, a exemplo do PPA (Plano Plurianual), LDO (Leis das Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual), LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e Divulgação do IBL/Interleg (Com informações da assessoria de imprensa da deputada)