Pesquisa de Notícia
×Registros encontrados: 6928
DICA: Tente refinar a pesquisa para que esta retorne menos registros facilitando a localização da informação desejada.

 

Fé e devoção reuniram centenas  de fiéis  na festa do Divino Espírito Santo, em Natividade,  região Sudeste do Tocantins. Neste domingo,  20, a presidente interina da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PSDB) participou da programação.

A deputada acompanhou o ponto alto da festa, a  procissão  que reúne uma multidão  de fiéis pelas principais ruas da cidade. O percurso começa pela Igreja Matriz até  a Paróquia do Divino Espírito Santo, onde foi celebrada a missa de encerramento e a realização do  sorteio dos próximos dirigentes dos festejos.

Na ocasião foram contemplados o novo imperador, Romeu Belém, e o cap...


Deputados avaliam perspectivas nacionais em painel com presidenciáveis

Categoria: Notícias | Data: 21/05/2018 11:53:28

Evento mais esperado da 22ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece em Gramado, Rio Grande do Sul, o painel com pré-candidatos à Presidência da República foi acompanhado de perto, nesta quinta-feira, 10, pela presidente da Assembleia do Tocantins, deputada Luana Ribeiro (PSDB), e parlamentares Osires Damaso (PSC) e Amélio Cayres (SD).

Em foco, o reconhecimento do papel dos estados no pacto federativo nas áreas de educação, segurança pública e tributação, e das dificuldades que sofrem atualmente com sobrecarga de responsabilidades e insuficiência de recursos.

Osires Damaso comemorou o aspecto mais propositi...


Para além de proporcionar o encontro de deputados estaduais do Brasil para troca de experiências e articulação de esforços em comum, as conferências da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) buscam contemplar também aqueles que permanecem enquanto os representantes passam: os servidores.

Nesta 22ª edição, conversamos com quatro funcionários efetivos da Assembleia do Tocantins para ouvir deles o que de melhor extraíram dos encontros paralelos à conferência, voltados para as associações funcionais do quadro administrativo das assembleias.

Segurança

Para Charles Rocha, auxiliar legislativo de segurança, o encontro da União Nacional d...


Assembleia discute exonerações realizadas por governo Carlesse

Categoria: Notícias | Data: 21/05/2018 11:53:28

A exoneração de mais de três mil servidores pelo governador interino Mauro Carlesse (PHS) foi tema de debate entre deputados na sessão desta terça-feira, dia 15.

De um lado, os deputados Nilton Franco e Elenil da Pena, ambos do MDB, criticaram a decisão do governador e pediram o retorno dos servidores. De outro, José Bonifácio (PR) e Wanderlei Barbosa (PHS) defenderam medidas de enquadramento da folha na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Primeiro a discursar, Nilton Franco qualificou as exonerações como “bruscas, grosseiras e sem critério”. O parlamentar relatou ainda ter participado de reunião com 40 servidores demitidos da Secretaria da Habitação que lhe ped...


Luana é eleita primeira tesoureira na diretoria da Unale

Categoria: Notícias | Data: 15/05/2018 21:11:31

A nova diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) conta com uma tocantinense. A presidente da Assembleia, deputada Luana Ribeiro (PSDB), foi eleita para a primeira tesouraria da entidade, em chapa única aprovada por aclamação, nesta sexta-feira, 11. A assembleia geral da Unale é parte das atividades previstas na 22ª Conferência, que se encerra hoje, em Gramado, Rio Grande do Sul.

Para Luana, fazer parte da diretoria da Unale é uma honra e uma responsabilidade. “Trata-se de uma instituição respeitada, com mais de 20 anos de história e capacidade de reunir todos os legislativos estaduais”, explicou.

Estrela da assembleia, o deput...

A digitalização do processo legislativo, a implementação das polícias legislativas e a importância de se aprimorar a Lei Kandir foram alguns dos projetos e temas expostos na reunião do Colégio de presidentes das assembleias do Brasil, realizada no fim da tarde desta quarta-feira, 9, em Gramado, Rio Grande do Sul.

Representou o Tocantins a deputada Luana Ribeiro (PSDB), única mulher a ocupar o cargo de presidente de um Poder Legislativo estadual, no Brasil, hoje. O encontro aconteceu em razão da 22ª Conferência da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), cuja abertura oficial está prevista para a noite.

A principal pauta da reunião foi ...


Depois de um dia de reuniões de associações funcionais vinculadas às assembleias do Brasil, a 22ª Conferência da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) foi oficialmente aberta na noite desta quarta-feira, 9, em Gramado, Rio Grande do Sul. A presidente da Assembleia do Tocantins, deputada Luana Ribeiro (PSDB), compôs a mesa de honra e representou, na ocasião, o Colégio de Presidentes das Assembleias do Brasil.

A defesa da classe política e de reformas estruturantes frente à crise foi o tom dos discursos no evento. Para o prefeito de Gramado, José Alfredo Bertolucci (PDT), a Unale é uma entidade importante e o documento que resultar da Conferência será u...


Deputados vão discutir desafios brasileiros em Conferência da Unale

Categoria: Notícias | Data: 11/05/2018 20:58:34

Parlamentares do Tocantins preparam-se para participar da 22ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Previsto para começar nesta quarta-feira, dia 9, em Gramado, Rio Grande do Sul, o evento pretende reunir neste ano os pré-candidatos à Presidência da República para discutir “Os Desafios de um Novo Brasil”.

Do Tocantins, estão confirmadas as presenças da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PSDB), e dos parlamentares Amélio Cayres (SD), Eduardo do Dertins (PPS), Nilton Franco (MDB), Osires Damaso (PSC), Wanderlei Barbosa (PHS) e Valdemar Júnior (MDB).

De acordo ...


Proposta alteração de lei sobre condução de atos de gestor público

Categoria: Notícias | Data: 10/05/2018 14:16:34

Foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na sessão desta quarta-feira, 9, uma proposta que pretende alterar lei 3.309/2017 que  dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2018.

Apresentada pelo deputado Olyntho Neto (PSDB), a matéria estabelece regras em conformidade aos princípios constitucionais e em consonância com o Poder Judiciário para a condução de atos da administração pública.

De iniciativa do parlamentar Elenil da Penha (MDB), outra matéria encaminhada para a CCJ concede título de cidadão tocantinense ao comerciante José Martins Bringel. Ele é um dos pioneiros na cidade de Araguaína, com relevante ...


Presidente da Assembleia comparece a Passeio Ecológico de Ananás

Categoria: Notícias | Data: 10/05/2018 13:59:06

A presidente interina da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PSDB), participou nesse domingo, dia 6, da programação de encerramento do 13º Passeio Ciclístico Ecológico de Ananás e Riachinho.

O encerramento aconteceu na cidade de Ananás e teve como ponto alto a recepção aos desportistas e o sorteio de várias bicicletas para os participantes do evento.

Luana disse que o passeio de Ananás e Riachinho já é uma referência para o Estado do Tocantins. Como apoiadora do evento, a deputada destacou a importância dos recursos destinados através de emendas aos municípios, o incentivo à defesa do meio ambiente e às práticas desportivas...


Reunião discute projeto que trata da revisão de taxas cartoriais

Categoria: Notícias | Data: 09/05/2018 19:44:02

O projeto do Tribunal de Justiça (TJ) que prevê a revisão de tabelas de emolumentos dos cartórios poderá voltar a ser analisado na próxima sessão da Assembleia Legislativa. Emolumentos são taxas remuneratórias de serviços públicos, tanto notarial, quanto de registro, configurando uma obrigação pecuniária a ser paga pelo próprio requerente.

O pedido para retornar a proposta ao debate e à tramitação na Casa de Leis veio do presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier, que esteve no Parlamento na manhã desta sexta-feira, dia 4.

A matéria prevê redução de taxas cartoriais na adequação da tabela e estabelece que o valor da reduç...


Dia das Mães é comemorado com palestras motivacionais para servidoras

Categoria: Notícias | Data: 07/05/2018 19:25:38

Ao antecipar as comemorações do Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, as servidoras da Assembleia Legislativa festejaram a data nesta quinta-feira, dia 3, com uma programação especial proposta pela presidente interina da Casa, deputada Luana Ribeiro (PSDB).

O evento começou no início da manhã, com um café especial e sorteio de brindes. Em seguida, as servidoras participaram de uma palestra sobre desenvolvimento pessoal e autoestima, com a consultora de moda Kassandra Valduga e a psicóloga comportamental Karina Leiko, que ministraram o curso “Felicidade Veste Bem”.

Segundo Kassandra, a palestra é mais que uma consultoria de moda, pois trabalha o ...


Vilmar apresenta moção de pesar à família de Jr. Coimbra

Categoria: Notícias | Data: 07/05/2018 19:00:36

Na sessão matutina  desta quarta-feira, 02, o deputado Vilmar  Oliveira (SD) apresentou moção de pesar  à família do ex-deputado Junior Coimbra.  Vilmar destacou os laços de amizade com Coimbra e sua família, estabelecidos há mais de 30 anos, e disse que o Tocantins perde um grande político e ele perde um grande amigo.

“Com sua alegria ele conseguia contagiar todos nós, trazendo esperança e otimismo mesmo nos momentos de incerteza. Ele tinha habilidade para ver o lado bom em situações onde pouca gente via, minimizando o negativo e maximizando o que havia de bom.  Também tivemos divergências em determinado momento, mas sempre com o pensamento de ...


Assembleia ganha prêmio Jaime Câmara de Propaganda

Categoria: Notícias | Data: 04/05/2018 17:45:55

Mais uma vez, a Assembleia Legislativa ganhou o Prêmio Jaime Câmara de Propaganda no Tocantins. A entrega aconteceu na noite desta quarta-feira, 25, no Cristal Hall, em Palmas. Em 2017, o Parlamento estadual já havia recebido o troféu de Anunciante do Ano e também na categoria Top do Jornal.

Receberam o prêmio a presidente interina da Casa, Luana Ribeiro (PSDB), o diretor de área de Comunicação e Publicidade, Vieira de Melo, e o ex-diretor de Publicidade da Assembleia, João Neto.

Produzida pela TV3 Assessoria Comunicação e Marketing LTDA, a campanha premiada, na categori...


Assembleia antecipa pagamento de salário

Categoria: Notícias | Data: 02/05/2018 15:16:41

A presidente interina da Assembleia Legislativa do Tocantins, a deputada Luana Ribeiro (PSDB), antecipou para esta segunda-feira, dia 30, o pagamento do salário referente ao mês de abril/2018 dos seus servidores. O dinheiro já se encontra na agência bancária que detém a conta do Poder Legislativo.

...

Nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado Junior Coimbra

Categoria: Notícias | Data: 02/05/2018 15:14:08

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Luana Ribeiro, em nome dos demais deputados, manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-presidente da Casa, Junior Coimbra, ocorrido no início da noite desta quinta-feira, dia 26.

Ele foi vítima de um acidente automobilístico na região Sul do Estado.

A deputada Luana Ribeiro decretou luto oficial por três dias no Poder Legislativo.

O corpo será velado a partir desta sexta-feira, 27, no hall da Assembleia. A data e o local do sepultamento ainda não foram informados pelos familiares.

Diretoria de Comunicação - Dicom

...

Parlamentares repercutem exonerações feitas pelo Governo

Categoria: Notícias | Data: 30/04/2018 20:42:21

O deputado Jorge Frederico (MDB) iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 25, no plenário da Assembleia Legislativa, um amplo debate sobre as exonerações promovidas pelo governo de Mauro Carlesse (PHS). O oposicionista avaliou as cerca de três mil exonerações como “prejudiciais a pais e mães de famílias”.

“Os cortes não deveriam ter viés político e ser mais bem planejados para alcançar os que ganham mais, não os chefes de família”, argumentou. Outros parlamentares, porém, defenderam as medidas adotadas pelo Executivo.

O deputado Eli Borges (SD) disse que, em vez de criticar, apresentou reivindicações ao governador, so...


Ações do Governo são elogiadas por Eli Borges

Categoria: Notícias | Data: 27/04/2018 01:21:12

As primeiras ações da gestão do governador interino Mauro Carlesse (PHS) foram elogiadas pelo deputado Eli Borges (PROS) na sessão desta terça-feira, dia 24.

Uma das razões alegadas foi o lançamento, ainda na primeira semana de mandato, do “Opera Tocantins”, programa que promete zerar a longa fila de cirurgias eletivas na rede pública de saúde que, segundo Eli Borges, pode chegar a dois anos de espera.

O parlamentar explicou que o programa consiste em buscar na rede privada auxílio à superlotação da rede pública. “Sabendo que o problema vem de longa data, seria o grande feito de um governo que conta com tempo tão curt...


A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Tocantins (Asleto) assinou na manhã desta terça-feira, 24, um convênio com a Protbens Clube de Vantagens.

A partir de agora os servidores associados terão acesso a produtos e serviços diferenciados, como proteção veicular, desconto em farmácias, financiamento de automóveis, entre outros.

De acordo com o presidente da Protbens, Mauro Meireles, a empresa oferece no segmento de saúde, por exemplo, acesso ao diagnóstico e tratamento de saúde com economia e qualidade de atendimento.

“Oferecemos uma carteira com mais de 40 benefícios, além da proteção veicular. É...


Luana intercede junto ao Governo do Estado por demanda de PMs

Categoria: Notícias | Data: 25/04/2018 19:23:57

Presidente interina da Assembleia Legislativa, a deputada Luana Ribeiro (PSDB) reuniu-se nesta sexta-feira, dia 20, com um grupo de subtenentes. Eles pediram que a parlamentar interceda junto ao governador interino, Mauro Carlesse (PHS), para a ampliação do número de vagas em um Curso de Habilitação de Oficiais de Administração (Choa).

O curso já está aberto e terá início na próxima terça-feira, 24, mas estariam sendo ofertadas apenas 60 vagas, enquanto eles pleiteiam mais 82. “Essa ampliação vai alcançar mais subtenentes que estão aptos [aprovados em seleção interna] a participar do curso”, explicou o subtenente Jadivan Costa.

...

Aprovada alteração em empréstimo com a Caixa Econômica Federal

Categoria: Notícias | Data: 24/04/2018 21:43:40

Na manhã desta quinta-feira, dia 19, horas antes de o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), assumir o Governo do Estado, parlamentares reuniram-se em sessão ordinária e aprovaram uma alteração no projeto que autoriza o empréstimo de R$ 453 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF).

A alteração foi necessária para “o devido enquadramento técnico”, conforme alegado na mensagem do governador. O novo texto exclui a menção às garantias da União ao empréstimo, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Assim, o Estado ganha nova chance de obter o empréstimo, dado que, nas condições atuais...


Ao assumir interinamente a Presidência da Assembleia, em sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira, 19, a deputada Luana Ribeiro (PSDB) garantiu que dará celeridade aos trabalhos do Parlamento, a fim de amenizar os impactos causados pela mudança de Governo. Já o deputado Mauro Carlesse (PHS), que se afastou da Presidência para assumir interinamente a chefia do Executivo, pediu a união e o apoio dos deputados estaduais e da bancada federal.

Após assinar o termo de posse, Luana reafirmou seu compromisso de conduzir os trabalhos de forma ágil e responsável. “Vamos trabalhar para que esse processo [de mudança de Gov...


Escola Legislativa conclui seminário sobre orçamento participativo

Categoria: Notícias | Data: 20/04/2018 20:32:23

Após três dias de debates e palestras sobre orçamento participativo, fiscalização e planejamento estratégico, vereadores e assessores técnicos concluíram a programação do Seminário sobre Planejamento, Orçamento e Políticas Públicas. O evento aconteceu no período de 16 a 18 deste mês, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins.

Segundo a presidente da Escola do Legislativo, Maria de Jesus Costa e Silva, a participação de vereadores e assessores foi satisfatória, pois o evento contou com representantes da maioria das câmaras municipais de todo o Estado. 

“Foi gratificante realizarmos esse seminário, pois...


Deputados sugerem prioridades antes de Carlesse assumir governo

Categoria: Notícias | Data: 19/04/2018 20:14:26

No dia seguinte à rejeição dos recursos e à confirmação da cassação da chapa do governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice Claudia Lelis (PV) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), ouviu durante sessão vespertina desta quarta-feira, 18, antes de assumir novamente o governo do Estado, apelos dos deputados por ações emergenciais.

Do parlamentar Eli Borges (PROS), por exemplo, Carlesse ouviu um pedido por atenção às filas nos hospitais públicos, especialmente para realização de cirurgias eletivas. A necessidade de recuperação das estradas estaduais que est...


Com o objetivo de impedir a elevação dos gastos de pessoal com contratos temporários e sem qualquer controle, o deputado Ricardo Ayres (PSB) propôs Projeto de Lei Complementar que regulamenta novas contratações por parte do Poder Executivo, proibindo nomeações que não sejam de caráter emergencial e calamidade pública ou de necessidade temporária de excepcional interesse público.

A proposta, que obteve a aprovação de sua urgência na sessão desta quarta-feira, 18, foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Para o autor, o Governo necessita evitar contratos de natureza eventual, sem qualquer critério,...