Escola do Legislativo terá orçamento próprio em 2018, garante Carlesse

13/12/2017 12h12 - Publicado há 6 anos
Anúncio foi feito durante a abertura do Encontro Interlegis
Clayton Cristus / HD

O presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), destacou na manhã desta segunda-feira, 11, a importância da Escola do Legislativo, criada e implantada por ele este ano. “Vamos fazer um trabalho ainda melhor [em relação à Escola], já que no próximo ano o órgão terá orçamento próprio”. A declaração foi dada durante a abertura do Encontro Interlegis, realizado em parceria com Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senador Federal.

Uma das bandeiras de sua gestão, criação da Escola foi aprovada no fim do semestre passado e lançada em agosto. Desde então começou a oferecer cursos de caráter técnico-administrativo, legislativo, doutrinário e político a agentes públicos, além de intercâmbios com as Câmaras Municipais para qualificação de líderes comunitários.

“O Tocantins era o único Estado que ainda não contava com uma escola legislativa”, lembrou, acrescentando que a iniciativa representa um passo à frente para gerar impactos positivos à população.

Encontro

O evento foi aberto pelo senador Vicentinho Alves (PR), diretor do Encontro Interlegis. Ele destacou a importância do programa, coordenado pelo Senado através do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que busca fortalecer a modernização do Legislativo e estabelecer a interação e cooperação entre os parlamentos do país.

Segundo ele, o programa Interlegis tem levado tecnologia, transparência, eficiência às casas legislativas de todo o país. “O Interlegis é um importante braço de política pública, tendo à frente o Senado Federal. É hoje referência nacional e internacional em modernização e integração do Poder Legislativo nas esferas municipal, estadual e federal”, disse.

Palestras

O Encontro Interlegis contou também com a palestra Marcos Jurídicos e sua atualização, ministrado pelo professor doutor do departamento de História da Universidade de Brasília (UnB); e O ILB e a Modernização do Legislativo, com coordenador de Planejamento e Relações Institucionais – ILB/Interlegis/Senado Federal, Francisco Etelvino Biondo.

Na tarde desta segunda, toda a terça e na quarta pela manhã acontece a Oficina Interlegis, com o tema Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo, voltada para deputados, vereadores e servidores da Assembleia e das Câmaras Municipais. De acordo com os organizadores, durante os dois dias e meio de oficina, serão discutidos temas como a imagem das cerimônias públicas e eventos no Legislativo brasileiro; cerimonial, protocolo e etiqueta; ordem de precedência; símbolos nacionais; e organização de eventos. (Rubens Gonçalves)