Olyntho Neto pede a elaboração do Código Florestal do Tocantins

15/03/2017 13h30 - Publicado há 7 anos
Deputado Olyntho Neto
Koró Rocha / HD
Foi aprovado na ordem do dia da sessão ordinária desta terça-feira, dia 14, requerimento de autoria do deputado Olyntho Neto (PSDB) que pede a criação de uma Comissão Especial Parlamentar para realizar estudo técnico com o objetivo de elaborar o Código Florestal do Tocantins. O parlamentar sugere que a comissão seja composta por seis membros e tenha seus trabalhos até 31 de dezembro de 2017.

O deputado Alan Barbiero (PSB) solicitou a realização de audiência pública para discutir o Plano Estadual de Desenvolvimento da Piscicultura no Estado do Tocantins. A reforma do laboratório de informática da Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, município de Porto Nacional, foi cobrada por Toinho Andrade (PSD) à Secretaria da Educação. Ele requer também a perfuração de poço artesiano pela ATS em Cristalândia. Wanderlei Barbosa (SD) solicitou a realização de audiência pública com a finalidade de discutir o Sistema Tributário do Estado.

Os serviços de levantamento, recuperação, cascalhamento e saídas de água da estrada que dá acesso ao povoado Cocalinho, em Santa Fé do Araguaia, estão entre os pedidos da líder do Governo, deputada Valderez Castelo Branco (PP). Também consta das solicitações da líder a perfuração de poços semiartesianos em Projetos de Assentamentos e outras localidades rurais de Araguaína. Elenil da Penha (PMDB) solicitou ao Executivo a construção de diversas pontes e a realização de outros serviços para o município de Araguaína.

A solicitação para disponibilizar orientadores vocacionais a alunos do ensino médio da rede estadual de educação e a manutenção da disciplina de educação física na grade curricular do ensino público compõem os pedidos do deputado Jorge Frederico à Secretaria de Educação, Juventude e Esportes. Já Nilton Franco (PMDB) requereu ao Governo a instalação de UTI Pediátrica no Hospital Regional de Xambioá e a destinação de ambulância e viatura de polícia para Abreulândia.

De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), foram aprovadas solicitações para a construção de creches nos setores Campos Belos e São José, em Gurupi, e na quadra 102 norte de Palmas. O presidente solicitou ainda ao Executivo informações e providências quanto à regularização dos serviços voltados aos pacientes oncológicos no Estado. Segundo Carlesse, há falta de medicamentos na rede estadual de saúde para o referido público.

Compõem os pedidos do deputado Osires Damaso (PSC) a proposta de pavimentação asfáltica urbana e a sinalização horizontal e vertical de avenidas de São Sebastião, além da reforma e climatização das salas de aula do Colégio Cristo Rei, no município de Pedro Afonso. Amália Santana (PT), Amélio Cayres (SD), Luana Ribeiro (PDT), Solange Duailibe (PR), Stalin Bucar (PPS), Cleiton Cardoso (PSL) e Valdemar Júnior (PMDB) foram os demais parlamentares com requerimentos aprovados. (Elpidio Lopes)