Valderez participa do Seminário de Erradicação do Trabalho Infantil

Por Elpídio Lopes/AL
14/06/2016 17h01 - Publicado há 7 anos
Segundo dados, 2,8 milhões de menores entre 5 e 17 anos trabalham na informalidade
Isis Oliveira / HD

A deputada Valderez Castelo Branco (PP) representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (PSC), na manhã desta sexta-feira, 10, na abertura do Seminário Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, no Palácio Araguaia. Valderez defendeu uma campanha junto aos empregadores para que compreendam a importância da causa.

“Quando trabalhei com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) criei espaços na rua para apresentações, pelos jovens, de danças e outras atividades de valorização e ocupação de seu tempo e para não deixá-los entrar por caminhos indevidos”, disse Valderez.

A deputada defendeu também a erradicação do trabalho fora da idade, a eliminação da evasão escolar e a valorização e conscientização das famílias. Valderez disse ainda que a Assembleia Legislativa é parceira e que a Casa de Leis está aberta para colaborar com o Governo e os segmentos da sociedade civil organizada.

No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/2014), 2,8 milhões de meninos e meninas entre 5 e 17 anos trabalham na informalidade. No Tocantins, 27 crianças e adolescentes sofreram acidentes de trabalho no ano de 2015, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Usinan NET). O Seminário é realizado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas).