Luana quer informação sobre concurso da Polícia Militar

09/10/2015 09h52 - Publicado há 8 anos
Deputada Luana Ribeiro quer acompanhar as etapas do concurso da Polícia Militar
Clayton Cristus / HD

A deputada Luana Ribeiro (PR) pediu, nesta manhã de quinta-feira, dia 8, informação ao governo sobre os editais dos concursos para provimento de cargos de soldado da Polícia Militar do Estado do Tocantins. Segundo a requerente, o concurso público ofereceu 300 vagas, sendo 270 para o sexo masculino e 30 para o sexo feminino do Quadro de Praças Policiais Militares do Tocantins. O objetivo de Luana é o de acompanhar o andamento do certame, realizado ainda no ano de 2013.

Já o deputado Ricardo Ayres (PSB) solicitou à Assembleia Legislativa que convide a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, para que compareça ao Legislativo a fim de apresentar a agência organizadora do Projeto Matopiba. O parlamentar relata que, conforme informações do sítio do Ministério da Agricultura, a região do Matopiba compreende 73 milhões de hectares, distribuídos em 31 microrregiões e 337 municípios.

O deputado disse que a região formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia é considerada atualmente a nova fronteira agrícola, e que tem o objetivo de aumentar a produtividade dos pequenos agricultores. Dados do Ministério também mostram que, diferentemente das cidades com 50% da população na classe média, o campo tem apenas 16% de produtores nessa faixa de renda. “A presença de Kátia servirá para discorrer sobre a organização e o funcionamento da agência, bem como para esclarecer os questionamentos que porventura surgirem dos membros da Assembleia Legislativa”, expressou Ayres.

Outra solicitação de Ayres cobra da Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO) informações acerca das áreas pertencentes à União em processo de titulação para os moradores dos bairros Jardim Querido e Alto da Colina, de Porto Nacional. O deputado Zé Roberto (PT) obteve a aprovação de requerimento que convida o Corpo de Bombeiros, o Naturatins, a Superintendência do Ibama, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado e o Cipama para debater com os parlamentares a razão da grande quantidade de focos de incêndio no Tocantins em 2015.

Elenil da Penha (PMDB) solicitou, entre outras coisas, convênio do Governo com a Prefeitura de Peixe, visando à perfuração de poços artesianos no Assentamento Penha. Jorge Frederico (SD) cobrou da Anatel a fiscalização dos serviços de telefonia móvel, fixa e internet no Estado. Olyntho Neto (PSDB) pede informação ao BNDES e ao Banco Moneo – Rio Grande Sul, sobre financiamento de ônibus para a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município de Araguaína (Cooperlota).

Mauro Carlesse (PTB) sugere a instalação de faixas em alto-relevo (piso tátil) para auxiliar a locomoção dos deficientes visuais nas travessias das avenidas JK, em Palmas, e Goiás, em Gurupi. Os parlamentares Toinho Andrade e Valdemar Júnior, ambos do PSD, também tiveram aprovados seus requerimentos. Entre eles estão, respectivamente, a retomada da construção da Escola Estadual Custódia da Silva em Porto Nacional, e do Programa Luz para Todos no Estado. (Elpídio Lopes)