Amélio Cayres prestigia lançamentos do Governo do Tocantins para reforçar a segurança pública

Por Lauane dos Santos
08/02/2024 17h17 - Publicado há 2 meses
Lançamentos ocorreram no Palácio Araguaia.
Amanda Germiniani / HD

Na manhã desta quinta-feira, 08, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), prestigiou o lançamento de um aplicativo de inteligência para agentes de segurança pública do Tocantins, chamado “Lince”. Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa também lançou a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que irá substituir, gradualmente, o Registro Geral (RG).

Tanto o aplicativo quanto a nova Carteira de Identidade Nacional, que visa integrar dados dos cidadãos em um banco nacional e mais seguro, são ações desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em seu discurso, Cayres afirmou a união dos políticos e autoridades em prol de uma segurança de qualidade para a população. “Estas ferramentas diminuem os crimes que possam vir a ser cometidos no nosso Estado e, consequentemente, aumentam a segurança. O Governo do Tocantins tem se dedicado a essa pauta e isso nos dá uma grande tranquilidade, enquanto representantes do povo, de ver esse zelo pelo bem do cidadão”, declarou o chefe do Legislativo.

Amélio Cayres citou ainda a participação de diversos prefeitos que auxiliaram no processo de extensão do Instituto de Identificação para que mais cidades tenham acesso mais rápido ao documento civil e outros serviços, como é o caso de Lagoa do Tocantins. “Nós requeremos que o Governo levasse um núcleo do Instituto de Identificação para Lagoa do Tocantins e o governador atendeu esse pedido, o local já foi inaugurado há alguns dias graças a parceria da Prefeitura, do prefeito Leandro, trazendo facilidade para o povo que pode tirar a nova identidade sem sair da cidade”, completou o parlamentar.

Aplicativo Lince

O aplicativo para celulares, Lince, foi desenvolvido pela Superintendência da Segurança Integrada da SSP, e usará de geolocalização, por meio do GPS dos smartphones, para fazer o mapeamento de áreas de maior atenção, como matagais próximos às ruas, avenidas sem iluminação, territórios marcados com códigos de facções criminosas, etc.

O governador afirmou que o aplicativo Lince “é uma importante ferramenta desenvolvida pelo corpo técnico da Secretaria da Segurança Pública e que certamente coloca o Tocantins num patamar mais alto, quando o assunto é promover mais segurança a nossa população”, ressaltou Wanderlei.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, explicou o objetivo do aplicativo. “A partir dos dados coletados nós poderemos desenvolver ações com uma abordagem mais direcionada para a necessidade daquela localidade, seja com direcionamento de efetivo por meio de ações repressivas, destinação dos recursos, monitoramento dentre outras ações. O objetivo principal é coibir a prática criminosa em todos os seus níveis”, afirmou.