Olyntho media reunião com governador sobre voos em Araguaína

Por Ascom/Olyntho
08/02/2024 10h09 - Publicado há 2 meses
Olyntho apoia Aciara na luta pela expansão dos voos diários em Araguaína
Olyntho apoia Aciara na luta pela expansão dos voos diários em Araguaína
Ascom/Olyntho / HD

O deputado Olyntho Neto (Republicanos) acompanhou, nesta quarta-feira, 7, uma comissão com representantes da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), em uma audiência com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Na pauta, a busca de incentivos para o transporte aéreo em Araguaína. "Apesar de ter demanda, a cidade, Capital Econômica do Tocantins, conta, hoje, na prática, com apenas um voo por semana, isso quando ele não é cancelado de última hora", afirmou.

De acordo com Olyntho, a Aciara defende a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a aviação. "Atualmente, a base de cálculo do ICMS é reduzida para 5% para a companhia aérea que mantém voos regulares para o Tocantins e do estado para outra unidade da federação. No caso de manter voos regulares destinados a dois ou mais municípios tocantinenses, a redução é de 3%. Ou seja, a diferença é pequena e pouco atrativa para as empresas, que preferem manter voos diários apenas na capital", explicou.

O presidente da Aciara, Willian Rezende, argumenta que a falta de rotas aéreas que contemplem Araguaína prejudica o desenvolvimento da cidade. “Nós estamos há cerca de 15 anos com esta carência na oferta de voos no Aeroporto de Araguaína. É um problema que se arrasta e que, agora, com a campanha “Araguaína Precisa Voar”, da Aciara, que tem o apoio de parlamentares como o deputado Olyntho, nós estamos buscando resolver. A Capital Econômica do Tocantins precisa de voos diários para pelo menos três cidades: Palmas, Brasília e Goiânia. Hoje, a oferta é apenas para a capital federal e o preço, na maioria das vezes, é absurdo”, enfatizou.

Olyntho fez um balanço positivo da reunião realizada no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. Segundo o deputado, o governador Wanderlei Barbosa se mostrou sensível à causa e informou que irá trabalhar pela concretização dos incentivos pleiteados. “O governador Wanderlei Barbosa sabe da importância de tornar Araguaína um importante polo da aviação regional e nos garantiu que não irá medir esforços no sentido de oferecer os incentivos fiscais que possibilitem a expansão dos voos disponibilizados no aeroporto da cidade”, concluiu o parlamentar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS