Cachaça produzida na região sudeste vira patrimônio imaterial

Por Fátima Miranda
15/12/2023 09h53 - Publicado há 4 meses
Patrimônio imaterial
Patrimônio imaterial
Lourenço Bonifácio / HD

Durante sessão extraordinária nesta quinta-feira,14, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou projeto de lei da deputada estadual Claudia Lelis (PV) que institui a cachaça produzida na região sudeste como patrimônio histórico imaterial do Tocantins. O projeto busca reconhecer sua importância na formação cultural e econômica da região sudeste, além de valorização das tradições das famílias da região que produzem a cachaça.

A deputada Claudia comemorou a aprovação da Lei e afirmou que com essa valorização e transformação da cachaça da região sudeste em patrimônio imaterial irão proporcionar mais identidade cultural para o produto, além de incentivar o aumento da produção.

“A produção da cachaça na região sudeste é uma atividade econômica importante, que está crescendo muito e gerando empregos e renda para população e produtores locais, além de ser reconhecida por suas características únicas de sabor e aroma, resultantes da utilização de ingredientes e técnicas específicas. Esta Lei irá contribuir muito para identidade e valorização do nosso produto”, afirmou a deputada.

Atualmente, as cidades de Combinado, Novo Alegre, Taguatinga e Arraias estão produzindo e comercializando a cachaça que é feita há muitas décadas de forma artesanal e com técnicas rudimentares transmitidas de geração em geração.

O artigo 216 da Constituição Federal de 1988 observa que o patrimônio cultural brasileiro é constituído pelos bens materiais e imateriais. Seguindo o entendimento da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), patrimônio imaterial são as práticas, as celebrações, os saberes, os ofícios, os lugares, as técnicas e as expressões artísticas e lúdicas que funcionam como referências para a história e a memória dos grupos sociais que os praticam, juntamente com os objetos, instrumentos, artefatos e lugares culturais que lhe são associados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS