Aprovado PL de Olyntho que incentiva cervejarias no Tocantins

Por Ascom/Olyntho
14/12/2023 23h51 - Publicado há 4 meses
Projeto de Olyntho concede benefício fiscal para empresário que investir no mercado cervejeiro local
Projeto de Olyntho concede benefício fiscal para empresário que investir no mercado cervejeiro local
Isis Oliveira/Dicom Aleto / HD

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou, nesta quinta-feira, 14, em segunda fase de discussão e votação, o Projeto de Lei nº 302/2023, de autoria do deputado Olyntho Neto (Republicanos), que busca incentivar as cervejarias no Tocantins. O PL garante tratamento tributário diferenciado para essas empresas, hoje penalizadas por altas alíquotas que comprometem o desenvolvimento da atividade. “É um mercado ainda novo no Tocantins e que precisa de incentivo fiscal para crescer e se expandir”, justificou o parlamentar.

Segundo Olyntho, atualmente a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre a cerveja é feita pelo sistema conhecido como substituição tributária, quando o imposto estadual é cobrado na saída da indústria e não sobre o valor de venda ao consumidor final no comércio. “O PL suspende o regime de substituição tributária nas operações de saída interna da cerveja e chopes produzidos pelas pequenas cervejarias tocantinenses. Com isso, elas não serão mais obrigadas a pagar um absurdo de ICMS antecipado, com o risco de o produto não ser vendido”, frisou.

Olyntho explica que a proposta beneficiará as cervejarias com produção mensal de até 200 mil litros. Para terem acesso ao incentivo, os proprietários deverão encaminhar requerimento à Secretaria da Fazenda do Tocantins (Sefaz-TO).  “Caberá à Sefaz avaliar, caso a caso, se a empresa atende às condições para usufruir do benefício fiscal. Preenchendo os requisitos, a pequena cervejaria terá a isenção da Substituição Tributária, ganhando o fôlego financeiro que precisa para se tornar viável e competitiva”, declarou.  

Após a aprovação pela Aleto, o PL nº 302/2023 segue, agora, para sanção do governador. “Estou confiante de que o nosso governador Wanderlei Barbosa, sempre muito sensível às causas dos empresários, especialmente os microempreendedores, irá sancionar a matéria, fazendo com que o Tocantins, assim como outros estados como o Rio de Janeiro, conte com uma legislação que facilite a criação de novos negócios no mercado cervejeiro”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS