Brigada indígena Xerente de combate a incêndios recebe equipamentos, recursos são de Claudia Lelis

Por Marcelo Horts
16/11/2023 16h59 - Publicado há 5 meses
Brigada feminina recebe equipamentos
Marcelo Horts / HD

A deputada Claudia Lelis (PV) participou na manhã desta quinta (16), na sede da secretaria dos Povos Originários e Tradicionais Indígenas do Tocantins, da entrega de equipamentos para a brigada voluntaria feminina de combate aos incêndios florestais do povo Xerente de Tocantínia. A entrega contou com a participação da secretaria dos Povos Tradicionais, Narubia Werreria e do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar destinada pela deputada pevista e irão auxiliar a brigada nas ações de combate ao fogo e também educação ambiental. Entre os equipamentos foram entregues capacetes, uniformes, sopradores, foices, entre outros.

“Essa foi uma demanda apresentada ao nosso mandato pela secretaria Narubia e que eu imediatamente abracei a causa. É um compromisso nosso a preservação ambiental e o fortalecimento da mulher e dos povos indígenas e essa ação reúne esses três aspectos. É a primeira de muitas ações em prol dessa mulheres guerreiras e pioneiras que ajudam o meio ambiente e inspiram a todos nós”, afirmou a deputada.

O secretario Marcello Lelis reforçou a importância da união de esforços para combater as queimadas e elogiou o trabalho desenvolvido pelas mulheres brigadistas. “É com essa união de esforços e com educação ambiental que iremos reduzir os números de queimadas em nosso Estado, e quero reafirmar que essa brigada tem meu total apoio e a Semarh está de portas abertas para contribuir com esse trabalho tai importante desenvolvido por essas mulheres indígenas”, destacou Lelis.

O coordenador regional da Funai e representante da Associação dos Brigadistas Xerente de Tocantínia, Pedro Paulo Gomes da Silva Xerente, agradeceu o apoio da deputada Claudia e a destinação de recursos, “esses equipamentos são muito importantes para o trabalho dessas mulheres brigadistas muito e tenho certeza que está parceria será ainda mais forte para o próximo ano”, ponderou Pedro Xerente.

Além de representares da brigada, a entrega contou com a participação também da secretaria Executiva do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, Mônica Brito, e indígenas brigadistas da etnia Xerente.