Deputado Olyntho será relator da LDO 2024

Por Ascom/Olyntho
01/11/2023 15h52 - Publicado há 5 meses
Presidente da Comissão de Finanças, deputado Olyntho Neto avocou a relatoria do PLDO 2024
Presidente da Comissão de Finanças, deputado Olyntho Neto avocou a relatoria do PLDO 2024
Ascom/Olyntho / HD

Presidente da Comissão de Finanças, Tributação e Fiscalização da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o deputado Olyntho Neto (Republicanos) avocou, nesta quarta-feira, 1º, a relatoria do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício financeiro de 2024. “A LDO foi protocolada pelo governo do estado na Casa no dia 16 de outubro e, agora, após ser encaminhada pela Mesa Diretora para a Comissão de Finanças, nós daremos início à importante discussão da proposta”, destacou.  

Segundo Olyntho, a LDO é a norma que determina, com base no Plano Plurianual (PPA), como deverá ser feita a Lei Orçamentária Anual (LOA). “Uma das normas mais importantes do ordenamento jurídico, a Lei de Diretrizes Orçamentárias norteia a construção do orçamento anual, definindo quais as metas e os gastos prioritários para o próximo ano. É a LDO que define, por exemplo, quanto e onde o governo pretende investir, o montante de recursos que ele pretende economizar e quais os limites de despesas de cada um dos poderes”, explicou.

Ainda de acordo com o relator do PLDO 2024, o próximo passo é a abertura do prazo para a apresentação de emendas ao projeto. “Os deputados têm um prazo de 8 dias úteis para emendar a proposta. O prazo será aberto na próxima segunda, 6, e encerrará no dia 16 de novembro. Todos os 24 deputados poderão propor alterações no texto, buscando aperfeiçoá-lo”, concluiu Olyntho.

PLDO 2024

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 prevê um orçamento com receitas e despesas de R$ 14,5 bilhões, um crescimento de 12,5% em relação à LDO de 2023. Entre as ações prioritárias estão a recuperação e conservação de rodovias, a ampliação de hospitais, a estruturação de novas escolas de tempo integral, a melhoria da segurança pública, o fomento das cadeias produtivas da agropecuária e a promoção de políticas para as mulheres, primeira infância e povos tradicionais e originários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS