‘As Prerrogativas do Parlamento Estadual’ é o tema 26ª da Conferência Nacional da Unale

Por Luiz Pires/Com informações da Unale
06/11/2023 17h22 - Publicado há 5 meses
 26ª Conferência Nacional erá realizada nos próximos dias 8, 9 e 10, em Fortaleza (CE)
Divulgação / HD

A 26ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que será realizada nos próximos dias 8, 9 e 10, em Fortaleza (CE), terá como tema central “As prerrogativas do parlamento estadual”. A Conferência será palco de importantes debates entre parlamentares, assessores, servidores legislativos, autoridades e figuras de renome.

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) estará presente com a participação de deputados e servidores no maior encontro de parlamentares da América Latina, onde serão discutidas as principais questões do cenário nacional e internacional envolvendo Política, Economia, Empreendedorismo, Sustentabilidade, Segurança Pública, Turismo, Saúde, Educação, dentre outros.

As atividades serão iniciadas com os 14 eventos simultâneos de entidades ligadas aos Legislativos estaduais e um evento internacional exclusivo sobre paradiplomacia. No mesmo dia vai acontecer uma palestra inaugural que antecederá a solenidade de abertura da Conferência, marcada para as 19h30.

No segundo dia de programação, pela manhã, alguns painéis e mesas redondas discutirão inovações no cenário político e econômico, com os seguintes temas: Comunicação Digital e Inteligência Artificial na Atividade Parlamentar e Prerrogativas Legislativas.

No período da tarde, o evento contará com mais dois painéis e uma mesa redonda que levantarão importantes pautas, com destaque para Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Energias Renováveis e Políticas de Segurança nas Escolas.

Na sexta-feira, 10, último dia da Conferência, serão apresentados os vídeos dos finalistas do Prêmio Assembleia Cidadã — prêmio criado pela Unale, com objetivo de incentivar projetos de destaque nas categorias de Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. Os ganhadores serão escolhidos pelos participantes e premiados no evento.

Caravana do Legislativo

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) é finalista do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, na categoria Projetos Especiais, com o projeto Caravana do Legislativo – Lei Paulo Gustavo. Realizada pela Escola do Legislativo, a Caravana do Legislativo percorreu cinco cidades polos em quatro regiões do Estado, perfazendo mais de 2,5 mil quilômetros, levando informações aos vereadores, gestores municipais de cultura, artistas e produtores culturais sobre a Lei Paulo Gustavo, de fomento à cultura, que disponibilizou para o Tocantins R$ 41 milhões, dos quais R$ 25 mi para o Estado e R$ 16 mi para os 139 municípios.

Encerramento

Para encerrar as programações do maior encontro legislativo da América Latina, será realizada a eleição para escolha da nova Diretoria Executiva da Unale, na Assembleia-Geral Ordinária e mais dois painéis onde serão debatidos os programas e iniciativas Legislativas, além do Espaço Fala Deputado, que será uma grande troca de experiências entre os parlamentares de diferentes regiões brasileiras.