Por unanimidade, PEC de Mantoan é aprovada e irá beneficiar os municípios tocantinenses

Por Munyque Fernandes
31/10/2023 18h54 - Publicado há 5 meses
Deputado Mantoan foi o autor da Pec, que garantirá mais recursos para os municípios tocantinenses
Deputado Mantoan foi o autor da Pec, que garantirá mais recursos para os municípios tocantinenses
Mirdad / HD

A Assembleia Legislativa aprovou em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 31 de outubro, a Proposta de Emenda Constitucional de autoria do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB). A PEC 05/2023 altera o parágrafo 10 do Art. 81 da Constituição do Estado do Tocantins, que passa a vigorar com o total das emendas parlamentares individuais dos 24 deputados no limite de 1,5% da RCL (Receita Corrente Líquida) prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo. Inicialmente, a proposta previa 2% da RCL e na Comissão de Constituição e Justiça foi readequada.

Na prática, a mudança representa a disponibilização de mais recursos para os municípios tocantinenses, com a destinação sendo feita por aqueles que são a caixa de ressonância da população – os deputados estaduais. “Gostaria de agradecer ao nosso governador do Estado, Wanderlei Barbosa, pela sensibilidade em atender a um pedido que fiz pensando, exclusivamente, na população do Tocantins. Esta foi mais uma demonstração de que o nosso mandato está no caminho certo e que com união podemos melhorar a vida das pessoas. Também não poderia deixar de parabenizar meus colegas de parlamento pela aprovação da PEC. A partir de agora, todos nós, os 24 deputados, poderemos indicar mais recursos diretos para áreas importantes como educação e saúde”, comemorou o deputado Mantoan.

Ainda segundo o parlamentar, a aprovação e promulgação ampliam não só a autonomia dos parlamentares, como também a responsabilidade. “Como representante da população, nós que vivemos o dia a dia das cidades tocantinenses, temos papel fundamental na destinação das emendas para quem realmente precisa com transparência e responsabilidade com o dinheiro público”, garantiu Mantoan. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS