Em audiência com o ministro Lupi, deputados solicitam agilidade nas perícias médicas do INSS no TO

Por Ascom
31/10/2023 09h10 - Publicado há 5 meses
Em audiência com o ministro Lupi, deputados solicitam agilidade nas perícias médicas do INSS no TO
Em audiência com o ministro Lupi, deputados solicitam agilidade nas perícias médicas do INSS no TO
Ascom divulgação / HD

Em reunião exclusiva com o ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi, nesta quinta-feira, 19,  os deputados tocantinenses Eduardo Fortes e Gutierres Torquato solicitaram diversas melhorias na estrutura das Agências da Previdência Social (APS) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) instaladas no Tocantins.

Entre as melhorias, está a solicitação de médicos peritos para as cidades de Gurupi e Araguaina e agilidade nas perícias médicas no estado, assunto defendido por Eduardo Fortes desde o mês de fevereiro de 2023 e que também já foi tema de requerimento apresentado por Fortes e o deputado Jorge Frederico na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto). 

“Estamos aqui em nome de todos os tocantinenses. Juntos formamos uma força tarefa para promover a diminuição do sofrimento de grande parte da população tocantinense que padece com a longa espera para a obtenção do seu direito previdenciário”, detalhou o deputado Eduardo Fortes esclarecendo que o INSS no Tocantins tem a maior incidência de espera do país, podendo chegar a mais de 6 meses de espera para conseguir fazer uma perícia médica. 

De acordo com números divulgados pela imprensa, esse número hoje é de aproximadamente 13.397 pessoas na fila de espera pelos serviços da perícia médica no Tocantins.

Outras solicitações

Também foi solicitada a modernização dos equipamentos de informática e dos serviços de internet, ampliação do quadro de servidores com aumento do número de profissionais peritos, técnicos e analistas. 

Qualidade do serviço

O INSS conta com 13 agências no Tocantins, localizadas nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arapoema, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guarai, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis. 

Para os serviços de perícia o órgão oferece apenas oito profissionais distribuídos em três municípios, são eles: Palmas, que conta com dois peritos; Araguaína e Colinas contam com um perito em cada uma das agências. Precisamos de mais peritos em diversas cidades e a melhoria do ambiente de trabalho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS