Vanda comemora Educa Mais TO e destaca emenda aditiva aprovada no orçamento

Por Isabel Cristina
30/09/2023 08h38 - Publicado há 6 meses
Programa atende emenda aditiva de Vanda Monteiro aprovada no orçamento.
Programa atende emenda aditiva de Vanda Monteiro aprovada no orçamento.
Flavia Samylla / HD

"Programa vai ofertar cerca de 5 mil bolsas universitárias integrais, em faculdades particulares, em todas as regiões do Tocantins"

A deputada estadual Vanda Monteiro (UB) participou nesta sexta-feira, 29, da assinatura da Medida Provisória 22/2023, que institui o Programa Educa Mais Tocantins que vai ofertar cerca de 5 mil bolsas universitárias integrais em todo o Estado. Na mesma cerimônia, foi assinado o Acordo de Cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins. A assinatura aconteceu no Palácio Araguaia e contou com a presença do Governador Wanderlei Barbosa, do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, representantes da educação, universidades particulares e demais autoridades estaduais e federais. 

A deputada destacou a luta na Assembleia Legislativa pela garantia de vagas no ensino superior para jovens em situação de vulnerabilidade social. Vanda Monteiro é autora da medida aditiva à Lei Orçamentária Anual de 2022 que garantiu a concessão das bolsas universitárias em faculdades particulares no Tocantins. 

"É uma grande alegria prestigiar e participar deste momento tão importante para o ensino do Tocantins. Essa foi uma luta minha, um pedido meu aprovado no orçamento e que agora se torna realidade", comemorou a deputada.

Vanda Monteiro também fez questão de evidenciar o olhar humano do Governador Wanderlei para a educação do Estado. "Com a implantação do programa, o Governo vai possibilitar que alunos sejam atendidos integralmente em todas as regiões do Tocantins. As famílias vão realizar o sonho de ver seus filhos formados e com diploma nas mãos". 

Pedido por Palmas

Em discurso, a deputada Vanda Monteiro solicitou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, que implante na capital um programa semelhante. "Podemos também oferecer para nossos estudantes de Palmas o acesso ao ensino superior de forma gratuita por meio de um programa semelhante. À prefeita Cinthia Ribeiro peço que olhe a questão com carinho e conte com meu apoio", disse a deputada. 

A expectativa é que o Governo publique o mais breve possível o edital com todos os critérios de credenciamento das universidades, cursos ofertados, cidades e regiões atendidas, bem como o processo de seleção dos estudantes universitários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS