Tocantins 35 anos: personalidades são homenageadas em Sessão Solene

04/10/2023 17h09 - Publicado há 6 meses
Solenidade foi proposta pelo deputado Professor Júnior Geo
Isis Oliveira / HD

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou na manhã desta quinta-feira, 28, Sessão Solene para homenagear o Estado do Tocantins, que completará 35 anos no próximo dia 5.

Em atendimento a requerimento do deputado Professor Júnior Geo (PSC), num clima festivo, marcado por apresentações e manifestações da cultura do Estado, várias personalidades foram homenageadas.

Ainda na abertura, o presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou a coragem, determinação e luta daqueles que sonharam com a criação do Estado. “Ressaltamos o papel de cada um que contribuiu para o desenvolvimento e crescimento do Tocantins ao longo desses 35 anos”.

O presidente ressaltou que desde a fundação o Tocantins tem se destacado por suas riquezas culturais, belezas naturais e potencial econômico. “Somos abençoados com uma diversidade de paisagens que encantam a todos que aqui vivem ou nos visitam”, disse.

Cayres lembrou também, que ao longo de suas três décadas e meia, o Tocantins alcançou grandes avanços na Educação, Saúde, Infraestrutura e Turismo. Segundo ele, é louvável o compromisso de todos com a construção de um futuro ainda mais promissor para o Estado.

Pronunciamentos

O autor do requerimento que permitiu a realização da homenagem, deputado Professor Júnior Geo disse que a construção do Tocantins teve vários personagens importantes, a exemplo do ex-governador Siqueira Campos, e antes dele Teotônio Segurado, entre outros, que também deram sua parcela de contribuição para a construção de uma história de sucesso.

Representando o governador Wanderlei Barbosa, o Vice-governador Laurez Moreira (PDT) destacou que o Tocantins já representa a 13ª renda per capita do País, e que hoje já se tem a expectativa de o Estado alcançar a décima economia nacional. Ele ressaltou ainda que o Estado é o maior produtor de grãos da região Norte e o segundo da região Norte/Nordeste. Segundo ele, o Governo de Wanderlei tem feito de tudo para o Estado se desenvolver.

“Prestar homenagem às pessoas que têm história e que contribuíram com a evolução de um povo é fundamental”, disse Laurez.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, falou em nome dos homenageados; representando sua mãe, Dolores Nunes, falecida recentemente. “Hoje relembramos a maior conquista do nosso povo, que foi a independência do Tocantins”.

Cultura

Compondo as apresentações culturais, o grupo Sússia Auré, do município de Santa Rosa do Tocantins, apresentou danças típicas. O cantor e compositor Genésio Tocantins apresentou suas considerações sobre o Estado e apresentou um número musical de seu repertório.

Homenageados

Vinte oito personalidades que participaram da construção da história do Estado, escolhidas pelos deputados, receberam comendas do Parlamento. Entre elas o governador Wanderlei Barbosa;  o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (in memoriam); o ex-governador Raimundo Nonato Pires do Santos (Raimundo Boi); a ex-deputada Dolores Nunes; ex-deputado federal Darci Martins Coelho; ex-senador Vicente de Oliveira; Goiaciara Tavares Cruz (in memoriam); ex-deputado estadual José Eduardo Siqueira Campos; ex-prefeito de Palmas Fenelon Barbosa Sales; ex-deputado federal César Hanna Halum; o poeta José Gomes Sobrinho (in memoriam); o poeta Zacarias Martins e o cantor Genésio Sampaio Filho (Genésio Tocantins).

Autoridades presentes

Além da grande maioria dos deputados estaduais presentes no evento, convidados especiais compuseram a mesa de honra com Amélio Cayres e seus secretários. Entre eles o vice-governador Laurez Moreira, representando o governador Wanderlei Barbosa; o ex-governador Marcelo Miranda; o ex-deputado federal Darci Coelho; o deputado federal Carlos Gaguim; e o secretário de Desenvolvimento Rural de Palmas, Carlos Braga, representando a prefeita da capital, Cinthia Ribeiro.