Claudia Lelis faz homenagem a pioneiros de Taquaruçu durante Sessão Solene na Assembleia

Por Fátima Miranda
28/09/2023 14h21 - Publicado há 7 meses
Sessão Solene
Lourenço Bonifácio / HD

A sessão em comemoração aos 35 anos da criação do Estado do Tocantins, aconteceu nesta quinta-feira, 28, e a deputada estadual Claudia Lelis (PV) fez homenagem a dois moradores do Distrito de Taquaruçu, localizado a 40 km de Palmas. A sessão contou com a presença do vice-governador Laurez Moreira (PDT) e de outras autoridades que contribuíram no processo de criação do Estado.

A deputada homenageou o morador mais velho de Taquaruçu, Anízio Moura, 106 anos, e está há 79 anos morando no Tocantins. A outra homenagem foi para a primeira vice primeira-dama de Palmas, Maria do Socorro, esposa do vice-prefeito, João Alves de Oliveira. Ambos escolherem o distrito de Taquaruçu para morar e construir suas famílias.

A deputada Claudia destacou a importância dessas homenagens nestes 35 anos do Tocantins. “ É uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho e dedicação destas famílias ao Tocantins. São pioneiros que dedicaram suor, muito trabalho e amor na construção do Estado e principalmente a Taquaruçu e Palmas. São pioneiros que merecem todas as nossas homenagens nestes 35 anos”, afirmou a deputada.

Homenageados - Anízio Moura

Natural do Maranhão, Anízio Moura da Silva está há 79 anos no Tocantins. Em 1944 se instalou no distrito de Taquarucu, quando ainda pertencia ao estado de Goiás, e nunca mais saiu. Com 106 anos, senhor Anízio é o morador mais ilustre e conhecido do distrito. onde mesmo com a idade avançada, ainda gosta de sentar na varanda da sua casa e admirar a bela Serra do Carmo e seus belezas naturais. É apaixonado pelo canto das araras e pelos pés de babaçu, tão abundantes na região. Tem 12 filhos tocantinenses , 32 netos, 38 bisnetos e 2 tataranetos.

Maria do Socorro de Morais

É pioneira deste estado, que hoje com 84 anos de vida se dedica 78 anos deles a essa terra a esse estado. Natural do Estado do Maranhão, veio com apenas 06 anos de idade onde a família em buscava terras férteis, um lugar para construir a vida e criar os filhos. A família se instalou no distrito de Taquarucu pela abundância de água e belezas naturais. Após crescer junto com Tocantins, Maria do Socorro se casou com João Alves de Oliveira - o Juan de Zelina (primeiro vice-prefeito de Palmas). Tiveram sete filhos e todos decidiram construir suas vidas e contribuir com o crescimento e desenvolvimento do Estado.