Deputada Vanda homenageia governador Wanderlei Barbosa em sessão solene aos 35 anos do Tocantins

Por Isabel Cristina
28/09/2023 13h53 - Publicado há 7 meses
Ascom Vanda Monteiro / HD

A Assembleia Legislativa do Tocantins realizou na manhã desta quinta-feira, 28, uma sessão solene em homenagem aos 35 anos do Tocantins. O evento contou com a participação de importantes personalidades que fazem parte da história do Estado. Todos os deputados estaduais indicaram nomes para serem homenageados.

A deputada Vanda (UB) homenageou o Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) que na oportunidade foi representando pelo vice-governador, Laurez Moreira (PDT). “Essa é uma justa homenagem pela trajetória política do nosso governador e também pelo trabalho de excelência realizado à frente da administração do Tocantins”, comentou a deputada.

Wanderlei Barbosa Castro

O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, é natural de Porto Nacional (TO), onde se elegeu vereador em 1989. Foi subprefeito de Taquaruçu durante a implantação da capital. Em 1996 foi eleito vereador em Palmas, sendo reeleito até 2008 para o seu quinto mandato. Foi presidente da Câmara Municipal de Palmas nos biênios de 2003-2004 e de 2009-2010, ano em que conquistou o seu primeiro mandato de deputado estadual, sendo reeleito em 2014.

Em 2018 foi eleito vice-governador na votação suplementar no mês de junho e reeleito em outubro. Em 2021 assumiu o Governo do Estado do Tocantins, sendo reeleito em 2022 com 481.496 votos.

Wanderlei é pai de Léo Barbosa, Rérison Antônio Castro Leite (Maninho) e Rosa Maria Castro Leite.