Léo Barbosa homenageia avô Fenelon Barbosa na Sessão Solene em comemoração aos 35 anos do Tocantins

Por Ascom Léo Barbosa
28/09/2023 13h52 - Publicado há 7 meses
Léo Barbosa (Republicanos) e Fenelon Barbosa
Regilan Marinho / HD

O deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) homenageou o seu avô Fenelon Barbosa, primeiro prefeito de Palmas, na Sessão Solene em comemoração aos 35 anos da criação do Tocantins, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

Durante o seu discurso, Léo disse estar honrado com a oportunidade de entregar a homenagem. “Tenho a honra de homenagear o meu avô, que por determinação de Deus foi o escolhido, juntamente com Siqueira Campos naquele momento, para abrir as primeiras ruas, implantar as primeiras escolas, hospital e dar início a nova capital. Temos muito orgulho e admiração pela trajetória dele e pelo homem íntegro que é ”, destacou o parlamentar.

Fenelon Barbosa Sales tem 83 anos, foi o prefeito de Taquarussu do Porto (hoje o distrito de Taquaruçu), quando o município cedeu o próprio território para a construção da nova capital do Tocantins, em 1989. Ele foi o primeiro prefeito de Palmas e comandou a capital durante os primeiros anos da cidade, participando das decisões relativas à implantação dos serviços e empreendimentos. Sua trajetória foi marcada por um forte trabalho social, ao lado de sua falecida esposa, dona Maria Rosa Castro Sales. Pai de 10 filhos, atualmente é agropecuarista, aposentado e casado com Elmice Lima Cardoso.

A deputada Janad Valcari também destacou o trabalho realizado por Fenelon em prol do Tocantins. "Com a sua visão arrojada e o seu compromisso incansável, foi um líder que acreditou no potencial inexplorado da nossa região. Ele ousou sonhar com uma capital moderna e planejada e num ato de coragem cedeu seu município, o então Taquarussu do Porto para se tornar distrito de Palmas. Fenelon, saiba que o seu legado está presente em todos os cantos do estado e continuará eternamente", frisou.