Tocantins 35 anos: Darci Coelho é homenageado por Vilmar em Sessão Solene

Por Cristiane Lima
28/09/2023 13h52 - Publicado há 7 meses
Solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28
Solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28
Cristiane Lima / HD

Na sessão solene em comemoração aos 35 anos do estado do Tocantins, realizada nesta quinta, 28, na Assembleia Legislativa, Darci Martins Coelho, líder emancipalista com atuação importante na criação do Estado, foi o homenageado do deputado Vilmar.

Durante a sessão, Vilmar destacou o privilégio de integrar a celebração desta data ao lado de pessoas que fizeram não somente parte da história, mas a própria história do Tocantins, como é o caso de Darci Coelho, seu homenageado neste dia. “Darci é uma das figuras decisivas nas últimas ações que culminaram na criação do nosso Estado através da constituição de 88. Seu conhecimento jurídico  e a vontade de ver surgir um novo estado o fizeram ser um dos personagens no tempo e no lugar certo.

Darci Coelho

Juiz Federal e Presidente do Comitê Pró-Criação do Estado do Tocantins, atuando na coordenação das ações para coleta de cerca de 80 mil assinaturas em todas as regiões do Estado, para validar a emenda popular nº PE-00026-1, propondo a criação do Estado do Tocantins, em 1987. Emenda esta entregue formalmente ao presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães, e posteriormente defendida perante a Comissão de Sistematização, num trabalho de reforço da população da região à ação parlamentar do Constituinte Siqueira Campos.

Darci Coelho foi o primeiro vice-governador do estado do Tocantins, de 1989 a 1991. Foi também Deputado Federal por 4 legislaturas – entre os anos de 1991 a 1995; 1995 a 1999; 1999 a 2003; e 2003 a 2007.

É advogado, tendo sido promotor de justiça, juiz de direito, procurador da república, procurador regional eleitoral, juiz do TRE, professor universitário e juiz federal em Goiás; também atuou em várias esferas da administração pública do Tocantins, à frente de pastas como Segurança Pública, Administração, Regiões Administrativas, Turismo, Governo, Cidadania e Justiça. Também contribuiu com a administração da capital, atuando na secretaria municipal de Governo.

Homenageados

1 - José Wilson Siqueira Campos  (In Memoriam)

2 - Raimundo Nonato Pires dos Santos

3 - Maria das Dores Braga Nunes (In Memorian)

4 - Zacarias Gomes Martins

5 - José Carlos Moura Leitão

6 - Genésio Sampaio Filho

7 - José Gomes Sobrinho (In Memorian)

8 - Antônio Luiz Coelho 

9 - Walter da Rocha Moreira

10 - Darci Martins Coelho

11 - Vicente Alves De Oliveira

12 - Antônio Cayres de Almeida

13 - William Rezende de Lemos

14 - Goiaciara Tavares Cruz (In Memoriam)

15 - Ernani Soares de Siqueira

16 - Juarez Rigol da Silva

17 - Anísio Moura da Silva

18 - Maria Do Socorro de Morais

19 - Hélio Luiz de Cáceres Peres Miranda

20 - Maria Teresa Rocha

21 - José Eduardo Siqueira Campos

22 - Fenelon Barbosa Sales

23 - César Hanna Halum

24 - Ivan Ricardo Naves Inácio

25 - Zenaide Maria Noronha da Silva

26 - Raimundo Célio Pedreira

27 - Wanderlei Barbosa Castro

28 - José Ribamar Carvalho dos Santos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS